A partir do momento em que seus consumidores fazem uma busca, eles iniciam uma jornada. E é a análise de Marketing voltada aos dados de Conteúdo que conta a história de cada um para sua marca.
Cada consumidor não é uma pequena poesia e sim páginas e páginas que podem até te distrair dos dados principais se não souber focar no que realmente importa. Assim, me acompanhe nesse pequeno conto sobre dados enquanto lhe ajudo a separar os principais personagens para você ficar de olho.
Índice
Tráfego do site
O tráfego do site é a base da história. É onde vemos o aspecto geral e conhecemos cada personagem. Como se fosse o prefácio de um livro. Ele vai nos mostrar quantos personagens há na jornada e de onde cada um veio durante a análise de Marketing.
Intenção do usuário
Se você quer uma boa história, você necessita de bom desenvolvimento das personagens. Você precisa se perguntar quem são elas? Como te acharam? O que elas querem?
E a resposta para essas perguntas não estão apenas nas palavras-chave que digitaram. É necessário cruzar esta informação com outras, para elas nos contarem a intenção do usuário.
Ao unir o termo de busca do usuário, com a navegação no site e com até mesmo buscas internas, teremos:
- Se o usuário deseja encontrar um site específico;
- Se deseja alguma informação sobre algum tópico ou área;
- E se ele deseja algum produto ou serviço específico.
A ligação entre esses três pontos, contextualiza a intenção do usuário.
Comportamento do usuário
Conhecendo a intenção do usuário e o tráfego geral do site, começamos a traçar um enredo do comportamento do usuário. Os dados de comportamento são como os conflitos do personagem, o momento em que começa a ação e o usuário almeja finalizar a missão para qual entrou no site.
O comportamento pode ser visto na taxa de cliques, no tempo passado no site e na taxa de rejeição. O mais importante é conseguir identificar quais são os conflitos que eles travam no site.
Taxa de cliques
Os cliques que vieram de sua SERP (AdWords, Facebook Ads, etc) são muito interessante, pois te contam que os usuários estão interessados no que você tem a contar. Já que, se interessaram no título e resumo de sua história, que são os títulos e meta descrições.
Uma taxa de cliques alta também indica que além do usuário o Google também acredita em sua história ou, pelo menos, que sua página tem a ver com seu resumo. Separando assim, posições elevadas para sua descrição.
Taxa de rejeição, tempo na página e no site
Esses dados contam a história dos próximos capítulos, pois demonstram se os usuários se interessam ou não realmente pela sua história.
Caso não saiba, a taxa de rejeição é a porcentagem de usuário que após abrirem o sua página, saem sem clicar em mais nada. Eles saem devido não encontrarem nada de interessante para que permaneçam ou quando a descrição que clicaram não condiz com o que foi apresentado.
Uma alta taxa de rejeição funciona também como uma resenha de um livro, caso não seja bem avaliado o Google não reservará as melhores posições para sua história. Do mesmo modo, se o usuário acaba passando muito tempo “lendo” sua página ou site, o Google reconhece que é interessante e poderá separar posições de mais destaque para você.
Taxa de conversão
O clímax da história que os dados contam é na hora da conversão. Seja no momento de uma compra ou na hora em que o visitante vira um lead. É nesse momento que vemos o desenlace do conflito do personagem, já que sabemos a intenção e o comportamento dele ao longo da história.
A taxa de conversão é importante, pois demonstra se você está contando a história para o público certo. Desde o momento em que ele viu o resumo de sua história, até quando ele termina de ler o livro. E é durante essa jornada que você consegue analisar qual personagem se adapta melhor a cada situação. Aqueles que convertem são os heróis dessa jornada.
E para saber a classe de cada herói, entra na história o Lead Scoring, que é a qualificação de leads, conforme os comportamentos citados e dados dos usuários preenchidos em formulários.
Quando uma história não vai bem, melhor contratar um editor
É aí que entra a OTC, Otimização da Taxa de Conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization), em inglês. Já que, ao longo da jornada do usuário ele poderá realizar várias conversões antes da final, de uma compra. E você que deve indicar o caminho. Aqui entra mais um conceito em nossa narrativa, do Funil de Vendas, que é o caminho que o usuário percorre do começo ao fim. E é de onde deve retirar dados para auxiliar ao máximo o usuário percorrer sua jornada com facilidade.
O OTC significa agregar todos esses dados e utilizá-los para convencer o personagem ir até o próximo capítulo ou o usuário até a próxima etapa do funil. Deixe o mais claro possível o caminho que ele deve seguir, com CTA’s, e-mails segmentados, formulários enxutos e boa usabilidade na página.
Conte melhores histórias a partir da análise de Marketing
Enfim, há tantos livros como dados disponíveis, tenha em mente sempre de escolher os certos. Caso que o tráfego até pode parecer muito importante, mas são as conversões que realmente contam. Não deixe de realizar a análise de Marketing pelo menos mensalmente. As empresas que mais se destacam, são as que contam as melhores histórias.
Conte uma boa história para seus clientes e vivam felizes para sempre!