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Como criar uma Persona e o Perfil do Cliente Ideal – ICP

Como criar uma Persona e o Perfil do Cliente Ideal - ICP

Mais do que detalhar muito o conceito de Personas e ICP, mostrarei aqui de forma mais prática e rápida como criar uma Persona e o Perfil do Cliente Ideal para seu negócio.

Entretanto, caso ainda não seja familiarizado com os termos, Buyer Personas, segundo a definição da HubSpot:

É uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Ou seja, uma descrição um pouco mais detalhada do seu público alvo. A descrição de uma Buyer Persona tem detalhes a mais do que somente idade, sexo e classe social.

E o ICP, segundo a Funil de Vendas:

Descrição de uma empresa, se o seu negócio for B2B, ou pessoa, se for B2C, que resume o seu melhor cliente. Aquele que realmente entende sua proposta de valor, é engajado com a marca e tem seus problemas resolvidos com bons resultados. Na descrição de empresas, contém informações como segmento de atuação, número de funcionários, localização, ticket médio, etc. Para pessoas, alguns exemplos são níveis de engajamento com a marca, frequência de compra, o quanto conhece o seu produto e ticket médio.

Caso tenha ficado um pouco confuso, pense assim: Personas são todas aquelas pessoas que se envolvem com sua empresa e é interessante você traçar o perfil para poder se comunicar melhor com elas. Já o Perfil do Cliente Ideal são as características daquele cliente que é o mais rentável para sua marca ou o mais benéfico para o negócio, não considerando apenas fatores financeiros.

Importante: você pode ter mais de um perfil tanto de Personas como vários ICPs.

Como criar uma Persona?

Simples e fácil, segue uma checklist para você responder de como criar uma Persona.

Características pessoais

Características profissionais

Canais de comunicação utilizados

Metas e objetivos

E quantas Personas devo criar?

Lembrando que não precisa ter uma ou duas personas, porém tente buscar pelo máximo de similaridades entre todas elas, pois idealmente o setor de Marketing irá buscar se comunicar com todas. Já que Personas não são apenas clientes e sim todos que se envolvem com sua marca. Por exemplo, se é uma empresa B2B, pode ser um estudante ou influencers.

Como montar o Perfil do Cliente Ideal?

Para iniciar você deve principalmente se basear nas suas Personas, caso seu ICP não esteja refletido em alguma delas pelo menos, volte e as revise.

Passo 1

Simplesmente pegue a lista dos seus top 10 clientes, podendo ser por faturamento ou mais rentáveis.

Passo 2

Com essa lista em mãos procure as seguintes semelhanças:

Passo 3

Agora que já possuí o perfil das empresas ideais pro seu negócio e suas Personas, procure dentro das empresas do Passo 2 as Personas que detalhou. O que deve ter em mente é: se todos os leads que o Marketing passasse pra vendas fossem considerados os melhores possíveis, como seriam? E assim planificar os dados:

Etapas finais de como criar uma Persona

Após desenhado as Personas e o ICP o próximo passo é pegar todas as matrizes e validar com todas as áreas de sua empresa ou equipe. Assim poderá encontrar informações que possa ter deixado passar ou que não tinha o conhecimento.

E assim que validadas as informações estão prontas para serem arquitetadas no seu CRM ou plataforma de Marketing para que possam ser revisadas constantemente.

E aí, já sabe agora como criar uma Persona e o Perfil do Cliente Ideal? Ficou alguma dúvida ou acredita que faltou algo? Comenta aí!