Como ter mais alcance no Instagram: dicas de SEO
Já criou o perfil da sua marca, mas não sabe como ter mais alcance no Instagram? Confira as dicas práticas que separamos aqui nesse artigo para construir um perfil de sucesso! E para quem ainda não está acostumando com o termo, o alcance é o número total de usuários que visualizou o seu conteúdo.
Índice
- 1 Antes de focar em ter mais alcance no Instagram comece pelo básico
- 2 Busque as melhores palavras-chave relacionadas ao conteúdo
- 3 Bio ou sobre de sua página
- 4 Analise como a concorrência faz para ter mais alcance no Instagram
- 5 Descrições ou legendas da postagem
- 6 Hashtags
- 7 Estimule e incentive o público a comentar
- 8 Stories
- 9 Poste nos melhores horários
- 10 Escreva o texto alternativo para suas imagens
- 11 Estúdio de Criação
- 12 Faça lives com outras marcas ou influencer
- 13 Colabore com outros perfis
- 14 Localização das postagens
- 15 Dica de ouro de como ter mais alcance no Instagram
- 16 Compartilhe isso:
- 17 Curtir isso:
- 18 Relacionado
Antes de focar em ter mais alcance no Instagram comece pelo básico
- Crie um perfil comercial para sua marca. “Ah, mas sou influencer não tenho uma marca.” Você mesmo e seu nome é sua marca, não mantenha o perfil como usuário.
- Insira o nome da sua marca no usuário, o “@”. Se você tem uma marca que fala sobre Marketing, não crie “@dicas_de_mkt”, use o nome da marca.
- Deixe seu perfil aberto. Vá nas preferências da sua página, clique em “Privacidade da conta” e certifique-se de que a opção “Conta Privada” está desativada.
Agora que já fez o básico, vamos separar por partes:
Busque as melhores palavras-chave relacionadas ao conteúdo
Essa parece uma tarefa complexa, mas não se engane! Basta acessar o Ubersuggest e inserir um termo ou palavra relacionada ao tema do seu conteúdo. Após isso, confira as seções de “Sugestões”, “Relacionadas” e “Perguntas”. Por fim selecione o termo com maior volume de pesquisas relativo ao que está publicando. Entretanto, para quem já está mais avançado no Marketing, pode usar o Google Keyword Planner também.
Bio ou sobre de sua página
Depois que tiver feito uma pesquisa de palavras-chave ou temas relacionados a sua oferta, insira as com maior volume na descrição de sua marca. Assim o Instagram vai entender que seu perfil é relacionado ao principal tema escolhido.
Analise como a concorrência faz para ter mais alcance no Instagram
Pela ferramenta da busca do Instagram, pesquise pelo termo que é o foco da postagem e veja nos primeiro resultados como trabalharam no post.
Descrições ou legendas da postagem
Use descrições com até 50 palavras e lembre de inserir as palavras-chave de maior volume de buscas relacionadas ao tópico da postagem. Sendo assim baseie no que está dando certo para a concorrência e faça melhor!
Busque usar apenas de 1 a 7 hashtags por post; sendo 1 da sua marca e outra de seu slogan ou alguma que criou. Sim! Crie sua própria hashtag. A exemplo da Nike com #JustDoIt. E lembre de usar hashtags nos stories também!
Estimule e incentive o público a comentar
Os comentários são um dos principais fatores de ranqueamento e alcance para mais pessoas. Uma dica é usar uma chamada como: “Marque nos comentários alguém que julga que vai gostar desse post!” Sendo assim, quando comentarem deve curtir e responder todos os comentários!
Stories
Falando em interação, procure postar ao menos 1 story por dia. E busque variar, realizando perguntas, enquetes, dando dicas, não foque apenas só na divulgação do conteúdo que produziu. Falando em stories, lembre de categorizar no seu perfil os principais que produzir nos Destaques, como sobre sua oferta ou temas que debate. Portanto, quanto mais organizado é seu perfil, mais o Instagram entende que ele é relevante.
Poste nos melhores horários
No menu de Informações da sua conta acesse a seção “Público”. Lá, é possível ver a média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em um dia típico e os dias da semana de maior atividade.
Entretanto, caso ainda esteja no começo, procure postar às 11h30, segundo o estudo da sproutsocial.
Escreva o texto alternativo para suas imagens
Para quem já entende do marketing existe um famoso “Alt-Text” que é a descrição das imagens para os mecanismos de busca. Portanto, para você detalhar sobre o que é a imagem que está subindo, ao postar vá em “Configurações avançadas” e depois em “Escrever texto alternativo”.
Estúdio de Criação
Use a ferramenta do Facebook para assim ver quais formatos e dias performaram melhor com o público de sua escolha para repetir o que está dando certo.
Faça lives com outras marcas ou influencer
O Instagram ao ver que está produzindo conteúdo em conjunto com outra marca e incentivando o engajamento irá priorizar seu conteúdo. Assim ao fazer uma live seus seguidores são notificados e elas ficam em primeira posição na aba de stories. Portanto, esse é um excelente método de ganhar rapidamente seguidores e de como ter mais alcance no Instagram.
Colabore com outros perfis
Falando em lives, uma ótima forma de ganhar relevância e aparecer mais para seu público é “trocar postagens”, ou seja, ache um perfil com um tema semelhante ao seu e publique algo dele e feche uma parceria para que ele também publique algum seu. Importante: só faça isso com perfis de público semelhantes ou com os mesmo objetivos.
Localização das postagens
Caso sua oferta seja local ou deseje alcançar primeiro um público determinado, poste sempre com a localização de seus consumidores. Assim a plataforma entende que o conteúdo é ainda mais relevante para as pessoas que vivem no local.
Dica de ouro de como ter mais alcance no Instagram
A todo novo seguidor que conquistar mande uma mensagem para ele agradecendo por estar te acompanhando e já indique o seu site ou blog para mais conteúdos. Assim já se inicia um relacionamento mais humano demonstrando mais atenção aos seus consumidores.
E aí, julga que faltou algo? Comenta aí! Confira também nosso artigo sobre SEO para vídeos no YouTube.