Dicas para LinkedIn: como ter sucesso na plataforma
Seu sucesso profissional depende também da performance em redes sociais, especialmente naquelas voltadas para profissionais. Acompanhe algumas dicas para LinkedIn e melhore o desempenho do seu perfil!
Hoje, trouxe 8 dicas para o LinkedIn! Você vai descobrir como gerar engajamento e ter sucesso na plataforma. Assim como outras redes sociais, o LinkedIn tem suas particularidades. Para garantir uma presença relevante na plataforma, você deve conhecer essas especificidades e usá-las a seu favor.
Por exemplo, além de ser encontrado pelo seu nome, você pode ser descoberto através de palavras-chave utilizadas em seu título profissional, sabia? São essas e outras dicas para o LinkedIn que listamos abaixo. Confira!
Índice
- 1 Oito dicas para LinkedIn: o caminho para o sucesso
- 1.1 1 – Mantenha seu perfil atualizado
- 1.2 2 – Utilize palavras-chave em seu título profissional
- 1.3 3 – Conecte-se a profissionais da sua área
- 1.4 4 – Interaja com a página da sua empresa
- 1.5 5 – Compartilhe e produza conteúdo
- 1.6 6 – Escreva recomendações em relação a seus colegas de trabalho
- 1.7 7 – Ofereça insights para suas conexões
- 1.8 8 – Tenha bom senso nas fotos e nos comentários
- 2 Checklist das dicas para LinkedIn
Oito dicas para LinkedIn: o caminho para o sucesso
1 – Mantenha seu perfil atualizado
Pode parecer uma dica básica, mas manter um perfil atualizado e completo é uma forma de aumentar sua relevância na plataforma.
Conservando as informações em dia, você transmite uma mensagem aos algoritmos do LinkedIn: que você está ativo e conectado. Desse modo, você aparecerá mais em buscas e sugestões de conexão.
2 – Utilize palavras-chave em seu título profissional
O seu título profissional é o que aparece logo abaixo na sua foto, seja no seu perfil, seja na miniatura, quando você comenta em uma publicação.
Além de descrever sua posição profissional, um bom título profissional contém palavras-chave da sua indústria de atuação. Esta é uma das dicas para o LinkedIn considerada dentre as mais valiosas!
Por exemplo, se você trabalha com análise laboratorial na ALS, um bom título profissional seria: Analista Laboratorial na ALS Tribology | Análise de Óleo.
3 – Conecte-se a profissionais da sua área
Encontrar profissionais da sua área de atuação no LinkedIn é uma boa forma de expandir seu networking e até mesmo gerar oportunidades de negócio.
Você pode encontrar esses profissionais fazendo buscas por palavras-chave, em grupos de discussão e até mesmo nas sugestões de conexão dadas pela plataforma.
4 – Interaja com a página da sua empresa
Mostrar engajamento com a página da empresa em que você trabalha é uma forma de fortalecer sua marca pessoal. Isso porque você demonstra que “veste a camisa”, que está envolvido de verdade com seu trabalho e que se orgulha do local em que trabalha.
Assim como empresas constroem sua marca empregadora, você pode construir sua marca como colaborador.
Sendo assim, comente, compartilhe e mencione a empresa em suas publicações. Você pode até mesmo contribuir com o crescimento da página no LinkedIn.
5 – Compartilhe e produza conteúdo
Assim como as demais plataformas da internet, o LinkedIn é um local para compartilhar e produzir conteúdo. Vale publicar notícias importantes da sua área, dicas sobre carreira, experiências importantes e os bastidores do seu dia a dia de trabalho.
Afora o feed de posts, apostar no LinkedIn Pulse é uma boa escolha para textos mais completos e desenvolvidos. A ferramenta funciona como uma espécie de blog dentro da plataforma e tem se tornado cada dia mais popular.
6 – Escreva recomendações em relação a seus colegas de trabalho
A rede social permite que você recomende seus colegas de trabalho por suas competências ou até mesmo que você deixe um testemunho de suas habilidades.
Além de fortalecer suas relações de trabalho, recomendações sinceras concedidas podem gerar recomendações recebidas. Apenas tenha cuidado para seu testemunho não soar falso ou até mesmo um pedido claro de retribuição.
7 – Ofereça insights para suas conexões
Assim como você, outras pessoas estão publicando ideias, dicas e buscando soluções no LinkedIn. Você pode tanto contribuir com seus posts quanto oferecer insights para as suas conexões ao interagir com outras publicações.
Colabore com discussões, ofereça sua opinião de especialista, compartilhe links e dicas. Participe de conversas que tenham a ver com sua indústria, seu dia a dia ou seu perfil profissional.
Oferecer insights é uma forma de aumentar o seu Social Selling Index (SSI) ou Índice de Vendas Sociais, que calcula sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança.
8 – Tenha bom senso nas fotos e nos comentários
Compartilhar fotos e fazer comentários é uma ótima forma de construir um perfil de sucesso no LinkedIn, correto? No entanto, é preciso ter cuidado e bom senso no conteúdo compartilhado!
O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, não é o melhor lugar para compartilhar suas selfies, fotos das festas ou até mesmo o churrasco em família, não é mesmo? Esse conteúdo é perfeito para o Instagram, por exemplo.
Eventos profissionais, palestras, dia a dia na empresa, imagens do seu home office, de algum livro que você leu e recomenda. São algumas ideias que se encaixam perfeitamente no propósito da plataforma.
Quanto aos comentários, é preciso considerar uma série de fatores, mas o principal deles é: você está construindo sua marca profissional no LinkedIn, portanto, qualquer atitude ou comentário pode afetar positiva, ou negativamente sua carreira.
Avaliar as situações e pensar duas vezes antes de entrar em conversas irrelevantes é uma boa dica. Um parâmetro de avaliação de interesse é: você entraria nessa discussão ou faria tal comentário pessoalmente? Se a resposta for não, é melhor evitar a interação.
Checklist das dicas para LinkedIn
Um perfil de sucesso nessa rede social pode fortalecer sua marca profissional e impulsionar sua carreira. Então, não esqueça: para ter um perfil de sucesso, você deve:
- Manter seu perfil atualizado;
- Utilizar palavras-chave em seu título profissional;
- Conectar-se a profissionais da sua área;
- Interagir com a página da empresa em que trabalha;
- Compartilhar e produzir conteúdo;
- Escrever recomendações para os colegas de trabalho;
- Oferecer insights para suas conexões;
- Ter bom senso nas fotos e nos comentários publicados.
Essas são as principais dicas para LinkedIn! Espero que você comece a colocá-las em prática hoje mesmo e a trilhar o caminho para ter sucesso na plataforma!