Atualmente cada vez mais empresas estão aderindo ao Inbound, porém deixando de lado aspectos fundamentais na hora de montar a estratégia e criando vários erros de marketing.
A principal causa? A falta de uma estratégia fundamentada e planejada, o que ocasiona falhas na conexão entre uma tática e outra. E o resultado é sempre o mesmo, falta de resultado. Portanto, seguem dicas de onde procurar por falhas para surpreender com os resultados!
Índice
- 1 1. Você não está contando nada de interessante
- 2 2. Seu conteúdo não reflete a missão de sua empresa
- 3 3. Suas táticas estão desconexas
- 4 4. Você não consegue medir a performance com precisão
- 5 5. Você não consegue conciliar seus conteúdos com a jornada do seu cliente
- 6 6. Você está se desgastando com os erros de marketing
- 7 7. Você não sente o “efeito exponencial”
- 8 Checklist basica de erros de marketing
1. Você não está contando nada de interessante
Se seu público não está lembrando do que compartilhou, você só é mais um outdoor tentando chamar atenção no meio de muitos. E caso não revise sua redação, o conteúdo pode acabar ficando caro.
Como se diferenciar em meio a concorrência? Saiba quem são suas personas e as dores delas, ou seja, quais são as soluções que buscam. Eduque seu público sobre suas soluções e mostre que não podem viver sem elas! Contar a história certa, no momento certo, para a pessoa certa é o pilar do Marketing de Conteúdo.
2. Seu conteúdo não reflete a missão de sua empresa
Se a missão de sua empresa não é empolgante, provavelmente as histórias que ela contará também não serão. Crie algo diferente, fácil de se entender e compartilhar; algo em que seus clientes reconheçam como viável. E mais, depois da Missão da empresa, crie uma para cada solução. Assim o seu conteúdo seguirá uma linha e será mais fácil de planejar uma estratégia conexa.
3. Suas táticas estão desconexas
Renovar o layout de seu site é interessante. Renovar o layout sem pensar em SEO, já não faz sentido nenhum. O mesmo vale para implementar SEO sem um layout que converta. Portanto, planeje a próxima etapa antes de implementar uma tática até se tornar um ciclo.
4. Você não consegue medir a performance com precisão
Uma das premissas do Marketing de Conteúdo é a capacidade analítica, como o fluxo dos leads, taxas de conversão e crescimento de novos clientes. Porém, caso não documente os dados e analise os relatórios, dificilmente conseguirá prever tendências. Não fique apenas nos “achismos” de que algo está bom ou ruim, baseie-se em dados!
Inclusive, altos e baixos bruscos na aquisição de leads mensal significa que suas táticas estão desconexas ou que está investindo em algo errado. A solução é otimizar todas as táticas todos os meses e não apenas as novas que irá implementar. Assim, criará um processo repetível, escalável e previsível.
5. Você não consegue conciliar seus conteúdos com a jornada do seu cliente
A falta de um mapeamento do conteúdo, torna essa conciliação ainda mais difícil. Por exemplo, você já sabe qual a oferta final para seus leads qualificados? Se sim, já confirmou com a equipe de vendas se ela faz sentido? Uma ótima forma de validar os conteúdos é com os conhecimentos da equipe de vendas. Tente simplificar o máximo as etapas, para que os leads não fiquem presos num ciclo de conteúdos.
6. Você está se desgastando com os erros de marketing
Marketing de Conteúdo não é uma tarefa simples. Mesmo com toda automação, ainda é necessário redigir, analisar, otimizar, programar e várias, e várias reuniões. Logo, toma tempo e, muito, esforço.
Portanto, é crítico analisar o que é mais eficiente, ou seja, o que resulta mais realizando menos. Não basta analisar apenas o conteúdo, e sim todo o esforço que é necessário para chegar nele. O mapeamento das atividades, torna claro, por exemplo, se é melhor para sua empresa criar um ebook novo ou apenas compartilhar um antigo.
7. Você não sente o “efeito exponencial”
E o que é esse efeito? É quando, aqueles que já praticam Marketing de Conteúdo há algum tempo, vêm os gráficos dos relatórios no formato tsunami crescerem exponencialmente. Se é novo ainda nessa estratégia, saiba que os resultados com conteúdo toma tempo. Tudo depende de suas táticas, investimento e setor da empresa. E isso causa com que muitos desistam no momento em que o efeito aconteceria.
No começo, os números realmente não serão animadores, porém revisando os pontos discutidos aqui os números começaram a se destacar. Assim, começará a sentir o impacto gradualmente e, eventualmente, o efeito esperado. Entretanto, sem uma estratégia documentada e planejada, é impossível bater as metas esperadas e acabará tendo trabalho em dobro.
Checklist basica de erros de marketing
Faça um teste simples para saber como anda sua estratégia de conteúdo, abra o seu site e responda às seguintes perguntas:
- Está claro o que sua empresa oferece?
- O usuário consegue ter uma ideia inicial da solução em até 10 segundos?
- A sua página conta uma história?
- Seu conteúdo parece ou soa diferente da concorrência?
Se não for “sim” para todas as perguntas, revise as dicas apontadas aqui. E lembre sempre de compartilhar essa revisão com toda a equipe para ter sucesso com o Marketing de Conteúdo!