Guia prático para uma Estratégia de Marketing em 8 passos
Não criei aqui um guia extenso, mas basicamente algumas dicas e sugestões básicas práticas para iniciar ou revisar sua estratégia de Marketing.
Como conteúdos de Marketing é o que, provavelmente, mais conseguirá achar na internet, meu foco sempre é criar materiais que sejam curtos, práticos e objetivos, sem delongar ou aprofundar muito. Entretanto, caso deseje entender melhor algo ou até mesmo discorde de algo, estou à disposição, entre em contato! Vamos lá?
Índice
- 1 Primeiro passo da Estratégia de Marketing: falar com os clientes
- 2 Passo 2: Criar suas Personas e PIC
- 3 Passo 3: Montar a Jornada do Cliente
- 4 Passo 4: Analisar o que levantou e como está sendo aplicado
- 5 Passo 5: Criar a Estratégia de Marketing
- 6 Passo 6: Monitorar
- 7 Passo 7: Reportar
- 8 Passo final da Estratégia de Marketing: E agora?
Primeiro passo da Estratégia de Marketing: falar com os clientes
Tanto internos como externos, ou seja, os colaboradores e quem consome sua oferta. Pergunte a eles:
- Quais são suas “dores” (dificuldades, metas) e nossos conteúdos estão abordando-as?
- Há algum concorrente sendo mais eficiente que nós?
- Como você percebe nossa marca perante ao mercado?
Com esses dados em mãos poderá começar a rascunhar suas matrizes SWOT e PEST. Para assim começar a analisar seus desafios e oportunidades, e responder “qual situação atual da estratégia de Marketing?”
Passo 2: Criar suas Personas e PIC
Ter o seu público-alvo definido é o crítico para qualquer estratégia de Marketing. Principalmente se irá utilizar uma estratégia de mídia paga. A qual também pode ser uma ótima referência de como estruturar melhor sua audiência.
Para assim criar suas Personas e PIC, pode conferir neste outro artigo em detalhes como montar ou otimizar as matrizes que já possui.
Passo 3: Montar a Jornada do Cliente
Entender e criar a jornada de como os consumidores interagem com sua oferta e marca irá lhe ajudar a montar um melhor planejamento de conteúdo, assim como uma melhor frequência e sequência de postagens.
Para isso, pode conferir nesse outro artigo também, como iniciar ou otimizar o mapa da jornada de seus clientes.
Passo 4: Analisar o que levantou e como está sendo aplicado
Não se preocupe em desenvolver imensos relatórios, o que deve buscar aqui são insights e erros. Por exemplo, um concorrente que está melhor em determinada rede social que você e por que ou uma melhora uma automação que direcione um lead para um conteúdo melhor.
Portanto, para facilitar, seguem exemplos de perguntas a serem respondidas:
- Qual canal ou conteúdo está com pior engajamento?
- Qual canal ou conteúdo converte menos?
- Em qual canal ou meio não consigo medir o ROI?
- Quais concorrentes tem uma estratégia mais efetiva que a minha?
- Minha audiência está crescendo?
- Quais métricas irei analisar?
- Quais métricas são realmente interessantes para a gerência ou diretoria?
- Como está a performance do funil de vendas?
E, sendo assim, o mais importante que acabará entendendo: eu tenho as plataformas/soluções suficientes para medir minha estratégia?
Passo 5: Criar a Estratégia de Marketing
Parece até uma ofensa não? “Agora é só criar sua estratégia”. Brincadeiras a parte, segue uma checklist para lhe ajudar na hora da criação:
- Qual o propósito da estratégia ou campanha?
- Quais são os KPIs e metas?
- Qual será a segmentação ou segmentações da audiência?
- Quem são as pessoas internas que estarão envolvidas?
- Qual o orçamento?
- Onde está o Mapa de Conteúdos? Com o que já tem e o que falta.
- De todos os conteúdos quais serão utilizados ou criados? Assim como canais.
- Qual o cronograma ou prazo?
Passo 6: Monitorar
Agora que já tem uma estratégia e começou a aplicá-la, é hora não só de medir seus KPIs, mas todos os OKRs, ou seja, não fique preso apenas na análise de Marketing, vá além e meça:
- Quantas respostas e dúvidas de clientes foram respondidas com as campanhas?
- Quantos tickets do setor de atendimento foram fechados apenas utilizando as FAQs ou Blog?
- Quantas interações viraram um pedido de orçamento ou venda?
- Como a estratégia de Marketing mudou o comportamento dos clientes?
- Quantos clientes indicaram a oferta a partir de um conteúdo?
Entretanto, se ainda tiver dúvidas de quais KPIs acompanhar, seguem exemplos para adotar:
- Engajamento, ou seja: Interações / Alcance;
- Número de visitantes ou usuários ativos;
- Visualizações qualificadas, ou seja, mais de 3s do preview e mais 25s do vídeo completo;
- Menções da marca e NPS;
- Posições de palavras-chave / SEO;
- Crescimento da audiência;
- E claro, CAC, LTV, Churn e MQLs.
Passo 7: Reportar
Chegou a hora de mostrar que sua estratégia deu certo! Assim lembre sempre de deixar seu relatório simples e objetivo. Pois, infelizmente ninguém mais tem interesse em muitos detalhes. Portanto, se for solicitado pode sempre demonstrar de onde obteve os dados.
Então o que deve ir nos relatórios? Segue abaixo mais uma checklist com ideias:
- Conteúdos ou KPIs destaques do período;
- Aqui pode inserir ações que deram muito certo ou tiveram alta relevância também.
- Alcance total;
- Alcance por canal;
- Evolução do engajamento;
- Visitas ao site/Blog;
- Fonte dos visitantes;
- Total de leads gerados;
- Fonte dos leads;
- MQLs;
- % de perda de uma etapa para a próxima no funil;
- Principais palavras chaves, mais acessadas ou que geraram receita;
- Melhores conteúdos, por alcance, engajamento e conversões;
- Comparação com a concorrência e período anterior.
- Conclusões com base nos dados e próximos passos.
Passo final da Estratégia de Marketing: E agora?
Assim como todo ciclo, volte ao começo. Lembrando que o foco aqui não é nos aprofundarmos na teoria e sim tem “checklists” mais práticas para uso. E claro, o foco é na estratégia, mas há dois outros pontos fundamentais que entram em todo desenvolvimento dela:
- Capacitação própria e da equipe;
- E Gestão de Projetos e Pessoas.
Que são temas para outro artigo, mas que precisa ter ciência de que sem esses pilares, nenhuma estratégia terá sucesso. Caso então deseje se aprofundar, pode conferir outros artigos meus que comento um pouco sobre:
- Kanban: a melhor forma de organizar tarefas e projetos
- Insights do Fórum de Gestão da AMCHAM
- Planilha de Cursos de Marketing Digital Gratuitos com Certificado
E aí, sente que está com mais ideias para criar ou otimizar sua estratégia? Comente aí!