Pare com atos aleatórios em sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Pare com atos aleatórios em sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Já sentiu que está se esforçando muito, mas não possui uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente?

Essa situação vem sendo cada vez mais comum nas empresas. Ainda mais quando a comunicação fica em mãos de agências tradicionais de marketing. Estas acabam se aventurando em vários canais com seus clientes na busca de encontrarem a melhor combinação e não focam em uma estratégia eficiente que traga resultados. Porém, você não precisa ser uma vítima da falta de planejamento, os passos que irei descrever podem guiá-lo e protegê-lo desses esforços inúteis.

A estratégia vem antes das táticas

As pessoas têm pecado em deixar escapar a chave principal do marketing de conteúdo, que a estratégia é um ciclo de ações. Não há passos que possam ser pulados ou evitados. Marketing de Conteúdo é o oposto do tradicional, no tradicional a mensagem apenas chega ao público definido com o produto da empresa. Já o conteúdo trabalha para solucionar um problema ou dor dos clientes.

Por isso, as marcas não devem se esforçar tanto para apenas alcançar o seu público e sim para se envolverem com ele. Elas precisam de histórias que contem o que fazem e como isso pode ajudar os clientes. Logo, falta compromisso da parte das empresas. Não divulgue nada que não vá se comprometer com o resultado posterior. Não aplique as táticas que conhece, sem uma estratégia estabelecida.

Utilizando as táticas para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Que o planejamento é fundamental todos sabem, o que deixam passar é que ele nada mais é que todas as táticas interligadas. Atualmente há excelentes especialistas e agências nas áreas do Marketing Digital, porém faltam conexões entre um e outro, ocasionando em muitas atividades e pouco resultado.

Entendemos que há sempre pressão de gestores que buscam resultados rápidos, pois nem sempre conhecem os passos para uma boa estratégia, que são:

  1. Revise o Funil de Vendas, com a equipe de Marketing e Vendas!
  2. Detalhe qual tática vai entrar em cada parte do Funil.
  3. Anote onde as táticas de web design, de mecanismos de busca, de conversão, de conteúdo e de nutrição não estão conectadas. Lembre sempre que é um ciclo.

Apenas isso? Sim! Parece fácil, mas é necessário entender que não se pode construir uma estratégia sem saber as melhores palavras-chave para seu negócio, considerando sempre:

  • As dores dos clientes;
  • Em qual estágio de compra o seu conteúdo se encontra;
  • O caminho que o seu cliente percorre;
  • O ponto de conversão de um estágio para o outro;
  • E por onde seria melhor o cliente começar a interagir.

Se sua estratégia não está detalhada e conectada, você está fazendo atos aleatórios de Marketing de Conteúdo. Entretanto, para quem busca resultados rápidos e não sabe por onde começar, anote as metodologias abaixo!

Planejamento de 30, 60 ou 90 dias

Planos de marketing de conteúdo anuais não valem mais. Ponto. Atualmente são necessárias táticas ágeis e flexíveis, porque são planejamentos baseados em dados. Dados muito antigos, nem sempre são bons indicadores para um futuro próximo. Comece com um planejamento de 30 dias e aumente conforme o possível. Vá se acostumando com a lista de atividades, táticas necessárias e, principalmente, sobre o que priorizar ou não. É necessário primeiro que saiba o quê analisar em 30 dias e que esse planejamento seja eficiente. Para assim, iniciar um de longo prazo.

Metodologia de Otimização da estratégia de Marketing de Conteúdo

Como afirmei no início do texto, o Marketing de Conteúdo é um ciclo. Logo, a otimização estará sempre presente. Caso não se tenha um planejamento, essa etapa poderá ser muito maior do que o necessário, complicando, portanto, o caminho por onde se deva começar a otimizar. Lembre-se sempre do ciclo: AnalisarRevisarElaborar Agir. Dentro dele estão as KPI’s ou métricas-chave.

Na etapa Analisar, acompanhe as métricas de seu negócio para encontrar as mais importantes que se tornarão as KPI’s. Elas demonstrarão as oportunidades que te ajudarão a revisar as estratégias desenvolvidas. Após revisá-las, é hora de elaborar o plano mais eficaz que atinja as KPI’s que determinou. Ao agir, talvez não consigam efetivamente implementar as mudanças desejadas, mas não se desespere! Continue com as ações atuais e some mais dados para pôr em prática o plano estabelecido. É melhor adiar um pouco o plano do que voltar às práticas aleatórias.

Use o Marketing Ágil

Assim como o ciclo de otimização, o método Agile não possui etapas que possam pular ou deixar de fora. Se ainda não está preparado para planejamentos mensais, comece planejando uma ou duas semanas, no máximo. Basta priorizar o que o seu time de marketing faz de melhor, baseado nos resultados que trazem. Caso não produzam resultados visíveis, abandone a tática para não dispensar mais esforços no que não traz retorno. E, principalmente, no que exige muito orçamento.

O que tratei aqui não é algo fácil ou barato. Leva-se muito tempo de esforços e experimentações para o Marketing de Conteúdo trazer resultados. Porém, no momento em que achar o melhor plano, ele se torna altamente escalável e aplicável em várias áreas. 

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