Como alcancei mais de 95.000 pessoas com um LinkedIn post
Já adiantando: patrocinei o LinkedIn post ou paguei pra isso? Não! Compartilhei em mil lugares ou enviei em grupos de WhatsApp, Facebook ou do próprio LinkedIn? Não! Sou algum influencer ou tenho perfil Premium? Até onde sei não também.
Como tudo começou?
A partir da premissa do #MayI? que consistiu em uma meta de publicar diariamente no LinkedIn para analisar os resultados da prática depois.
Disso, com uma pesquisa rápida no Google procurei os melhores horários para postar e embora afirmassem que era a tarde, decidi apostar todo dia às 10h00, mais por um feeling de mercado e de imaginar que as pessoas teriam o dia inteiro para ler. E continuar postando inclusive no fim de semana!
E deu certo?
Bom se não tivesse dado eu provavelmente não estaria escrevendo esse artigo. Portanto, depois de um mês postando e analisando, confira abaixo o que deu certo. Obs.: clique nos títulos abaixo para ver os exemplos.
Postar fotos de idas a eventos
Aquele blablablá de que o mundo está todo conectado e querendo saber um dos outros é mais real que nunca. Seu público, seus amigos, sua equipe, seus concorrentes, todos querem saber o que você está fazendo. Portanto, foi em um evento empresarial ou teve algum na empresa? Poste em tempo real!
Compartilhar imagem de gráficos / EXTRA: marcar o autor na postagem
Sabe aqueles vídeos que mostram a evolução de algo (dados) ano a ano que estão na moda? Então, com o tempo cada vez mais escasso as pessoas adoram resumos visuais de uma informação para digerir rapidamente. EXTRA: marcar o autor da informação no texto do post (através de @nome) dá mais relevância e alcance a mesma.
Conquistas / Reconhecimento
Quem não gosta de comemorar ou receber um “Parabéns!”? E mais do que isso, é tão importante divulgar isso que o próprio LinkedIn fez questão de adicionar funcionalidades para reconhecer suas conexões e inserir conquistas no seu currículo.
No fatídico post do título desse artigo foi alcançado (até agora) 96.090 visualizações, 269 curtidas, 30 compartilhamentos e 10 comentários. E isso não foi exclusivamente por causa do desafio ou de postar no melhor horário, nessa postagem utilizei a #Liderança que fez com que o LinkedIn mostrasse meu post para um público mais amplo. Assim, ele até deixa em destaque agora no menu lateral esquerdo as seguidas pra você acompanhar os tópicos mais relevantes pra você.
Conclusão
Tudo isso pode parecer interessante ou idealista. Já que, a primeira objeção que vem sobre o tema é “Mas eu ou minha empresa não tem o que publicar todo dia”. E pra isso eu lhe digo:
- Ponto 1: se você não está lendo ao menos uma notícia que considere interessante a ponto de compartilhar por dia, desculpe, você não está se atualizando suficiente.
- Ponto 2: pelos exemplos que dei acima ou se decidir me acompanhar a partir de agora verá que não postei conteúdos só de minha empresa. Porém, postei os que sentia mais relevante e de outras fontes também. Se você é alguém que só fala de você ou da sua empresa, dificilmente crescerá com um público mais amplo.
E a outra famosa desculpa/objeção é “Eu não tenho tempo pra isso”. Para que eu não esquecesse de postar, setei um alarme diariamente no meu celular. Assim, independente de onde eu estivesse seria lembrado e me tomava por dia, literalmente, de 3 a 5min para postar. Logo, se você não tem nem que seja 10min dos 1440 do seu dia, está na hora de gerir melhor seu tempo.
Dicas finais de LinkedIn post
- Pense em tudo o que for escrever como um Twitt, ou seja, de até 140 caracteres. Textos curtos, ninguém tem mais tempo de ler muita coisa, use links!
- Use em torno de 3 hashtags relevantes ao tema da postagem e acompanhe as da sua área no LinkedIn também!
- Se envolva com suas conexões! Reconheça seus colegas; curta e comente as postagens deles; mande parabéns; parabenize conquistas e anos de empresa. Enfim, conecte-se literalmente.
E me conte nos comentários: qual foi a última vez que você falou algo e quase 100.000 pessoas ouviram?