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Métricas de Inbound Marketing: saiba quais acompanhar para sua estratégia

Métricas de Inbound Marketing: saiba quais acompanhar para sua estratégia

Já é comprovado: empresas com blogs ativos conquistam mais leads. Porém, não é fácil conquistar sem antes planejar. E para que sua estratégia seja lucrativa, apontaremos aqui as métricas de Inbound Marketing essenciais que deve mensurar constantemente.

Captura de leads no blog

O blog é fundamental para atrair visitantes e desenvolver autoridade em sua área. Entretanto, se ele não está convertendo os visitantes em leads, não está cumprindo o seu papel. Uma boa meta são, pelo menos, 100 leads por mês. Mensure constantemente o crescimento mensal, trimestral e anual.

DICA: acompanhe também as conversões seguintes do lead, para ficar atento no momento de repassá-lo ao time de vendas.

Visualizações do blog

Depois de capturado o lead, ele continua visualizando o blog? Mensurar essas visualizações fornecem uma noção se o seu conteúdo corresponde ao seu público. Se não há visitantes retornando, talvez seja a hora de repensar o seu conteúdo. Materiais mais focados no público aumentam as conversões no funil.

DICA: analise os conteúdos mais acessados e foque na produção de mais materiais sobre esses assuntos.

Comentários

Já possui comentários em suas publicações? Excelente! Porém, se não tiver, não se desespere, comentários são difíceis de se conquistar. Difíceis, mas excelentes em demonstrar o quanto o seu público está engajado com sua marca.

DICA: responda todos os comentários, mesmo quando não há o que ser respondido.

Compartilhamento nas Redes Sociais

Compartilhamentos são muito importantes, pois o Google reconhece através destes que o blog tem valor. Assim, aumentado o rankeamento nos resultados. Foque nas redes sociais que trazem resultados para sua marca. Não tente estar em todas sem que isso traga retorno, e produza mais conteúdo sobre o que é mais compartilhado.

DICA: facilite para o usuário compartilhar o material, mantendo sempre os botões de compartilhamento nas redes visíveis.

Performance por categorias

O número de interações com os materiais de uma categoria é o modo mais simples de estruturar um planejamento de conteúdo. Já que isso te mostra sobre qual assunto é melhor falar. Saiba que, há conteúdos periódicos e evergreen, estes podem demorar um pouco para performar melhor. Portanto, mensure mensal trimestralmente.

DICA: caso analise que um conteúdo antigo ainda está performando bem, considere revisá-lo e atualizá-lo para rankear ainda mais.

Performance por tamanho e tipo

É conhecido que materiais acima de 1200 palavras rankeiam melhor nos resultados do Google. Porém, você deve analisar sempre os que trazem mais resultados para sua marca. E o único jeito de saber isso é testando os mais variados formatos.

DICA: independente do formato, sempre pratique o SEO nos materiais.

Backlinks

Se alguém achou o seu conteúdo relevante é capaz de referenciá-lo em outro site ou blog. E isso é muito valioso para o rankeamento do Google. Porém, não confunda citações com atribuições. Caso o link (URL) não esteja implementado no outro site, não é considerado uma referência. Se encontrar o seu site apenas sendo citado, tente entrar em contato e transformar a citação em referência. Assuntos que trazem muito backlinks são ótimos para focar no planejamento.

DICA: procure plataformas que monitoram menções, para desenvolver parcerias e conquistar mais backlinks.

CTA’s que convertem mais

Caso seus materiais não possuam CTA’simplemente já! E lembre de testar vários formatos para analisar quais mais convertem visitantes em leads. Uma boa meta de conversão é de 3%.

DICA: caso já trabalhe com CTA’s, foque em uma conversão de 20%.

Por fim, a métrica de conversão geral

Receita positiva é o que sempre estamos procurando. E os resultados de nossos esforços com o Marketing de Conteúdo é o principal a ser mensurado. Analise sempre as conversões de visitante em clientes.

DICA: as plataformas de CRM são excelentes para te ajudar nesse processo. Ainda mais se elas integrarem com outras de automação de marketing.

Decisões baseadas nas métricas de Inbound Marketing

Lembra no primeiro tópico a frequência de relatórios que indiquei produzir? Ela vale para todas as Métricas de Inbound Marketing. Talvez sinta que são muitos dados, porém o marketing, atualmente, é todo baseado neles.

E suas decisões devem ser tomadas com base nos mesmos. Além do que, existem inúmeras soluções de monitoramento de dados que podem se encaixar a sua marca.