Ícone do site HBFS

Minimalismo Digital: um guia de como aplicar na prática

Minimalismo Digital um guia de como aplicar na prática

Minimalismo Digital um guia de como aplicar na prática, foto de rawpixel.com

Atualmente com a sobrecarga de informações e estresse digital, recomendo a todos pararem um momento e repensar os hábitos de consumo praticando o Minimalismo Digital. Para isso, irei demonstrar aqui, na prática, como eu aplico diariamente com passos que também pode seguir.

“Ah, mas eu não quero abrir mão das redes que uso e gosto de ficar sempre conectado.” Sem problemas, Minimalismo Digital não é necessariamente consumir menos e sim otimizar o seu consumo de informações.

“Mas Pedro, você é um Gerente de Marketing que não está conectado com as novidades e atualizações?” É comum essa dúvida, até por que é um assunto relativamente novo. Ser seletivo e consciente do que consome, não significa estar alienado.

Os níveis de Minimalismo Digital

Como citei na introdução, o objetivo aqui é que você aprenda passos práticos para aplicar. Um documentário que gosto muito, que indico, o Minimalismo do Matt D’Avella, fala um pouco sobre essa transição. Já que muitos supõem que é algo extremo, como se fosse necessário renunciar a tudo de uma vez. Logo, deixarei aqui uma indicação de pôr onde pode começar. Os 3 estágios indico são:

Importante: não é necessário também aplicar apenas um ou outro, pode usar diferentes estágios para diferentes plataformas.

“Ah, mas Pedro ninguém entrega conteúdo relevante 100% das vezes.” Atualmente com tanta informação se abrir mão de algo de pouco valor, pode dar a chances para algo muito melhor lhe beneficiar. E se por algum milagre ficar sem nada para consumir, pode fazer o contrário e voltar a acompanhar o que realmente ficou com saudades ou fez falta.

Minimalismo Digital na prática

Notificações no celular

E-mail

A imagem abaixo é minha caixa de entrada, tanto pessoal como da empresa.

#empty

A sua “Caixa de entrada” não tem esse nome a toa, vem de “Caixa de Correios”. Imagina assim, quando recebe uma carta (pra quem ainda recebe) você abre, lê e põe de volta na caixa de correios? Então por que deixa tudo em sua caixa de entrada? Você deve ter 3 opções:

Descadastrar

Se for algo que gosta e for consumir (ler ou assistir), faça-o assim que receber ou estiver lendo. Caso não, se descadastre imediatamente e delete! NÃO GUARDE NADA PARA LER DEPOIS, se você realmente for consumir, basta procurar no site ou página que enviou, libere de sua visão inutilidades.

Categorizar

Tira esse e-mail da caixa de entrada pelo amor de Deus! Leia e mova-o para a categoria apenas se for necessário acessá-lo no futuro.

Aprenda deletar e-mails

Não vai ler o artigo no momento ou já leu o e-mail de alguém e resolveu? Deleta! “Ah, mas eu vou precisar dele no futuro!” Então salve-o em alguma categoria e se for num futuro próximo os servidores de e-mail ainda deixam todos salvos na lixeira. Não existe nenhum motivo para o qual não deva deletar e-mails (se houver, comente aqui, gostaria de saber).

Dica extra: adiar (depende do provedor de e-mail que usar)

Algo excelente que o Gmail criou e os demais copiaram, foi Suspender e-mails, ou seja, se não é nada que eu for resolver no momento, como um boleto ou acompanhamento de compra, basta adiar para a data prevista ou estabelecida que precisa tomar alguma ação:

Facebook

Por incrível que pareça o Facebook deixa controlar muito bem sua timeline, bem diferente do Instagram e LinkedIn como iremos ver. Portanto, irei apontar aqui pequenas dicas de como melhorar o que receber.

Sugestões do Facebook

Sempre quando o Facebook sugerir novas conexões, grupos ou páginas, indique a ele que não deseja mais recebê-las.

Opções de acompanhamento de publicações do Facebook

Como afirmei, para otimizar o que recebe em sua timeline o Facebook lhe dá várias opções, como: ver menos publicações similares, parar temporariamente de ver publicações daquele perfil ou página e simplesmente deixar de seguir ou sair do grupo. E inclusive para anúncios, tanto que atualmente quase que não recebo mais nenhum anúncio no Facebook. Logo, sempre que ver um post com “Patrocinado” abaixo do nome da marca, e não quiser mais receber mais anúncios dela, basta selecionar a opção “Não desejo mais receber anúncios desta marca”.

Instagram

O Instagram, mesmo sendo uma marca do Facebook, infelizmente ainda não oferece uma personalização tão boa. Portanto, o que eu, pessoalmente, faço é denunciar todos os anúncios irrelevantes para mim, literalmente, como irrelevantes:

Você denuncia TODOS os anúncios que não lhe interessam?!” Sim, e posso afirmar que a quantidade de anúncios que recebo de marcas denunciadas reduziu drasticamente, quando não zeraram.

“Kkk até parece que eu vou perder tempo fazendo isso, você é paranoico!” Esse procedimento de personalização do que recebe toma literalmente 4 segundos. Se mesmo assim não quiser perder esse tempo para ter uma melhor experiência, então sugiro mesmo que deixe as marcas continuarem bombardeando o seu feed.

Deixando de seguir perfis no Instagram

Além dos níveis de Minimalismo Digital que comentei no início, eu recomendo não seguir perfis que postam mais do que 10 stories por dia, sabe quando a barrinhas nos stories ficam parecendo reticências?

E ainda é cultural no Brasil essa culpa que as pessoas sentem de “ai eu sigo você e você nem me segue de volta“, caso você esteja preso(a) nessa situação, basta silenciar o perfil que já nem queria seguir e pelo menos se livra dele no seu feed:

LinkedIn

O LinkedIn, assim como o Instagram, ainda também não oferece grandes chances de personalização. Porém, o que pode fazer é denunciar os anúncios da mesma forma:

Maaas, infelizmente não dá pra acreditar nesse “Melhorar meu feed” do LinkedIn, pois mesmo denunciando uma marca mais de uma vez, ela volta a aparecer na linha do tempo. Entretanto, com mais denúncias, quem sabe a plataforma não começa a prestar mais atenção?

Deixando de seguir e mantendo conexões

Como o LinkedIn atualmente é voltado muito para negócios e desenvolvimento de uma marca pessoal, muitas pessoas não querem remover conexões e ficam recebendo publicações, em alguns casos, até desagradáveis de clientes ou parceiros.

Nesses casos, o que pode fazer é simplesmente optar por não seguir mais apenas, assim ela continuará recebendo suas atualizações, mas você não mais dela.

YouTube

Seguindo o princípio de apenas consumir o que realmente me interessa, em todos os canais que me inscrevi no YouTube eu deixo todas as notificações ativadas. Portanto, sempre quando um canal que sigo posta algo, sou notificado.

Isso inclusive me faz balizar se já não estou inscrito em muitos canais e se realmente estou tirando proveito de todos ou apenas recebendo excessivamente muitas notificações.

TikTok x Minimalismo Digital

Não use o TikTok! O app vai contra todos os princípios de minimalismo digital possíveis. Isso por que ele possui o que chamamos de “feed infinito”, o qual não importa quanto conteúdo consumir, sempre terá mais. E sim, o Facebook e Instagram com a quantidade de conteúdo também acabam ficando com uma timeline infinita. Entretanto, o algoritmo do TikTok é muito mais avançado para te manter nela do que os outros.

Porque o TikTok fez tanto sucesso e é algo viciante

O app considerou duas gerações que possuem dificuldades em traçar metas e criou as “micro-conquistas“. Diferente das demais redes sociais que as “recompensas” são likes e comentários no TikTok há micro desafios de danças e a seção “For You”. Os quais permitem que os usuários sintam que conquistaram algo sem que tenham muitas dificuldades ou esforço. Portanto, a liberação de dopamina, ao completar esses “desafios”, torna-os viciados nessa sensação.

“Você está exagerando, não é pra tanto assim também!” Sim, realmente é possível usar o app de forma controlado. Entretanto, a minha sugestão é sempre instalar quando quiser usar e desinstalar ao finalizar. E impôr um limite de tempo a cada uso diariamente.

O compartilhamento no Minimalismo Digital

Sim, há diversos outros apps que não citei aqui, como WhatsApp, Twitter, Messenger, entre outros. Isso porque esses que citei agora se baseiam muito em mensagens e compartilhamento. E a segunda melhor forma de praticar o minimalismo digital é além de selecionar o que recebe, analisar o que envia.

Portanto, principalmente no mundo atual de Fake News, antes de enviar algo, pense e analise:

E se por acaso há alguém no seu círculo que não respeite os pensamentos acima, informe ela e diga que infelizmente não está lhe fazendo bem o que está recebendo. Mesmo que for de sua família, em muito dos casos é por inocência ou falta de costume com as plataformas digitais. Comunicar claramente é uma forma de ajudar os outros também.

Enfim, sim, esse guia não foi nada minimalista, mas espero que possa ter lhe ajudado. Caso ainda tenha dúvidas ou queira mais dicas, basta deixar nos comentários. E se pensa que pode ajudar alguém, compartilhe com ele ou ela, desde que realmente julgue que é algo que irá ler! 😉