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Orçamento de Marketing: quanto investir em Marketing?

Orçamento de Marketing: quanto investir em Marketing?

@freepik

Precisa traçar seu plano, mas não tem tempo para ler o estudo completo (TL;DR)? Sem problemas, o seu orçamento de Marketing deve seguir as premissas:

Para chegar nos números acima estudei diversas fontes das marcas mais reconhecidas no assunto, assim como pode ser visto abaixo.

O orçamento de Marketing segundo a CMO Survey

pesquisa mais recente da CMO Survey indica que deve garantir 9,8% do faturamento para marketing. Sendo que marcas B2C geralmente dedicam 15,6% e as B2B 8,6%.

Porém, caso sua marca já tenha definido um orçamento anual para investimento, na totalidade, o percentual destinado ao marketing deverá ser 11,30%.

A parte digital / online do orçamento é cerca de 45% desse orçamento. Já os investimentos em publicidade em redes sociais continuarão a crescer, com uma taxa de crescimento anual de 17%. Atingindo assim 11,50% do orçamento total do Marketing.

Outro ponto interessante da pesquisa é mostrar que as marcas estão dedicando 4,70% do orçamento para treinamento da equipe.

Orçamento segundo a Gartner

pesquisa anual de gastos de CMOs da Gartner mostra números semelhantes, portanto com orçamentos de marketing sendo 10,5% da receita das marcas.

Quase dois terços (61%) dos CMOs esperam que os orçamentos aumentem em 2020.

CMO Spend Survey 2019–2020

Já outro dado interessante da mesma pesquisa, como mostrado abaixo, indicando assim que o orçamento é dividido basicamente em 4 grandes categorias:

E ainda indica que as marcas devem alocar 45% de seu orçamento para Marketing Digital.

Orçamento segundo agências de marketing

Segundo a Hook Agency, 48% as marcas estão gastando de 4 a 10% de sua receita em marketing. Sendo que 55% desse orçamento deve ser dedicado ao marketing digital. As marcas geralmente gastam 35% de seu orçamento de marketing em campanhas digitais e isso não é suficiente.

Já a Brafton, afirma que a porcentagem média que as marcas investem em marketing é de 11,20% do faturamento.

Single Grain aponta que as pequenas empresas investem 2,5% e as empresas de médio porte e maiores optam por 10,5% do seu orçamento anual.

Valores bem próximos à recomendação da BRAVE AGENCY para que você baseie o valor inicial de 12,50% da sua receita anual para o orçamento de marketing. E da Etched Marketing, que diz que o ideal é 10% das receitas.

Orçamento segundo instituições públicas

Small Business Administration recomenda investir de 6,5% de sua receita em marketing e publicidade. E de acordo com um estudo da BDC, as marcas B2B investem 3,5% de suas receitas em marketing.

Quanto então devo investir em marketing?

Portanto, utilizando a média das premissas acima, você deve basear seu planejamento nos números:

Caso ainda tenha dúvidas ou queira saber como dividir esse orçamento, clique aqui na Calculadora de Orçamento de Marketing que preparei para que tenha uma base para seu planejamento.

E sua marca, quanto está investindo em Marketing?