Plano de marketing: passo a passo de como criar um do zero
Aprenda o passo a passo de um Plano de Marketing eficiente para guiar seu negócio. Esse é o primeiro artigo de uma sequência de passos simples para você montar o seu.
Você acabou de ser contratado para a equipe de marketing de uma empresa que está pronta para ser lançada no mercado e bateu aquela insegurança: por onde começar?
Ou você domina os processos, mas não consegue enxergar a estratégia na totalidade, ou ter em mente um passo a passo para guiar os caminhos…
Essa situação é mais comum que você imagina, mas com organização e as informações certas, é possível construir um plano de marketing eficiente, e deixar a equipe segura para colocá-lo em prática.
Fundamental mesmo é reunir as coordenadas básicas para colocar o barco na água, começar e ir aprendendo com a jornada.
Mas esse plano também pode ser usado para revisar sua estratégia de marketing, afinal, a ideia aqui é explicar quais dados são importantes e como usá-los em sua estratégia para vender mais, se esse for seu objetivo.
Índice
Começando um Plano de Marketing do 0
Vamos portanto começar reunindo as informações essenciais de sua empresa.
Quando esta informação é fixada, torna os próximos passos da trilha mais certeiros (e vamos combinar) ninguém quer perder tempo e energia fazendo a trilha sem o caminho definido, ou pelo menos, indicado.
1. Sobre a empresa
Comece colocando no papel as informações mais básicas do negócio. Responda:
- Sua empresa se localiza onde? Quais as características do país/estado/cidade?
- Porque este local?
- Existem outros escritórios em diferentes locais? Quais são?
Exemplo: [nome da empresa] é uma empresa sediada em [local] com escritórios em [locais]. A missão da empresa é [declaração de missão].
Por que isso é importante para o Plano de Marketing (ou como essas informações serão uteis)?
Entender quais culturas, regras e mercado se conectam com sua localidade, especialmente se a escolha é para se aproximar do público local, portanto é importante para direcionar a linguagem e peculiaridades de seu público.
O mesmo vale para o ecossistema de outros endereços, legislação e estratégia vinculada ao local escolhido, e entendimento do tamanho e infraestrutura de se negócio para situar seu futuro cliente sobre o suporte da empresa.
2. Missão
A missão é o motivo da existência da empresa, ou, porque ela foi criada. É a razão de ser da empresa, é a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil.
Ela é uma guia para a tomada de decisão dos gestores, que devem avaliar se estas escolhas correspondem com a missão da empresa.
Responda: Por que você ou seu negócio faz o que faz? Qual o propósito?
Exemplos:
É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.
Avon
Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.
Fiat
Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
3. Visão
O papel da visão do negócio é definir onde ele quer estar, que objetivos quer alcançar em determinado período de tempo.
Quanto mais definida, melhor para ser alcançada. Para que se perceba a necessidade de ajustes na estratégia.
Várias empresas usam o modelo SMART para esta etapa. SMART, termo em inglês que significa definir metas Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais.
Responda: O que você pretende transformar ou mobilizar no mundo à volta, graças ao seu negócio?
Exemplo:
Arcor
Ser a empresa n.º 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.
4. Valores
São crenças e comportamentos que dão a cara para a empresa, incluindo o papel de cada membro da equipe, desde a abordagem do cliente, até atitudes internas com os colegas de trabalho, assim como todo o ambiente e integrantes diretos ou indiretos da equipe (fornecedores, clientes, stakeholders, etc.)
Assim, quanto mais transparentes, incorporados por todos os setores e hierarquias, e compreensíveis forem, maiores as chances de serem aplicados.
Responda: O que impulsiona fazer o que fazem? Por que confiam na marca?
Exemplos:
- Satisfação do cliente: Interno e externo, a razão de nossa existência e evolução.
- Valorização e respeito às pessoas: nosso maior diferencial e realizador de nossa empresa.
- Responsabilidade social: como parte de nosso papel para conquistar uma sociedade mais equânime.
Por que isso é importante para o Plano de Marketing (ou como essas informações serão uteis)?
A definição de Missão, Visão e Valores é essencial para orientar sobre a melhor jornada a ser seguida, assim como também apoia o planejamento de objetivos a serem alcançados e na avaliação de resultados.
Os valores da organização são importantes por que:
- Ajudam os colaboradores a trabalhar para um propósito: assim, organizações que definem e seguem valores organizacionais engajam mais seu time do que não possuem.
- Auxilia as organizações a definir padrões: já que, definindo normas e padrões, os objetivos definidos por esses valores devem ser incorporados por todos.
- Facilitam na atração do cliente e colaborador certo: pois clientes tendem a escolher as organizações que ele se identifique, e o mesmo vale para futuros colaboradores.
5. Equipe de marketing
[Nome] é [cargo]. Ele(a) fará [breve descrição do cargo com suas metas e atividades].
Pedro Hernandes é Fundador da HBFS, ele tem como meta gerenciar a marca na totalidade e crescer a empresa 10% mês a mês. Sendo responsável por toda a estratégia e execução.
Por que isso é importante para o Plano de Marketing (ou como essas informações serão uteis)?
Quanto mais nítido é o papel, funções e metas de cada membro, mais fácil fica alcançar objetivos, saber a quem eles pertencem, assim como desenvolvem seus processos para toda a empresa, clientes e fornecedores.
6. Análise SWOT
(aquela que todo munda sabe o que é, mas quase ninguém usa)
Super popular e útil para entender o ambiente em que a empresa está inserida e assim criar a base de informações necessárias para planejar o futuro.
Exemplo: Como equipe de marketing da [nome da empresa], queremos ajudar a marca a se inclinar para o que faz bem, melhorar o que não faz, capitalizar sobre o que pode fazer e se defender contra o que pode desafiá-la. Com isso em mente, aqui está nossa análise SWOT para [o ano atual].
- Forças: No que somos bons, o que está funcionando e que nossos clientes gostam em nós.
- Fraquezas: O que queremos consertar, ou aquilo em que queremos nos tornar mais eficientes.
- Oportunidades: O que a indústria pode querer em breve, aquilo em que pensamos que seremos bons ou qual será o nosso diferencial.
- Ameaças: O que pensamos pode atrapalhar nosso crescimento, o que / quem julgamos que poderia levar nossos clientes.
Por que isso é importante para o Plano de Marketing (ou como essas informações serão uteis)?
Para criar um bom planejamento Estratégico, e operacional, é essencial que a companhia se conheça e saiba quais são suas principais forças e fraquezas, assim como entenda muito bem o contexto em que está se posicionando, identificando as oportunidades e ameaças do cenário econômico que pertence.
7. Direcionamento estratégico
Com base na análise SWOT, missão, visão e valores, além dos objetivos, defina como a empresa quer ser percebida, quais motivações do cliente, do colaborador e do mercado, para que as metas da empresa sejam definidas e alcançadas.
Perspectiva do cliente
Como os seus potenciais clientes e clientes devem perceber a sua empresa?
Perspectiva interna
O que você apresenta para sua equipe interna e o que a motiva a trabalhar?
Perspectiva do mercado
O que diferencia suas ofertas e faz você se destacar na sua indústria?
Por que isso é importante (ou como essas informações serão uteis)?
Para, no plano de marketing, definir estratégias que mostrem os diferencias, valores e como a empresa quer ser percebida e considerada na descoberta, na percepção de valor e na decisão do cliente e do mercado, bem como na expectativa e motivação de seus colaboradores.
E depois, qual o próximo passo de um Plano de Marketing?
Com essas preciosas informações em mãos, sua equipe começa a trilhar um caminho mais definido para uma boa estratégia.
No próximo artigo, vamos detalhar o segundo tópico, o branding guide ou manual de marca, um documento que vai reunir as informações básicas de padronização e orientações para o uso no branding da empresa, como o tom de voz da marca e personalidade, além da aplicação gráfica em campanhas.
Enquanto isso, comece preenchendo as informações sugeridas até aqui, e criando a primeira etapa de seu plano de marketing.
Divida sua experiência! Conte para gente como foi o processo, se surgiram dúvidas e se encontrou dificuldades para completar essa fase.