SEO para YouTube: como ranquear seu vídeo

SEO para YouTube como ranquear seu vídeo

Você já deve ter visto muito conteúdos para aprender a ter melhores resultados no Google, mas e na segunda maior plataforma de busca do mundo? Talvez não, certo? Sendo assim, detalhei aqui as melhores práticas de como otimizar seu SEO para YouTube.

Melhores práticas de YouTube SEO

Procure a palavra-chave ideal

Para isso você pode usar o Keyword PlannerUbersuggest ou o TubeBuddy. Basta pesquisar o tema ou termo que tem em mente e analisar as variações. O que deve buscar aqui é o termo com maior volume de pesquisas com a menor competição. Portanto, caso ache mais de uma opção faça a conta: volume de pesquisa / dificuldade, logo quanto maior o resultado da equação, melhor é para utilizar.

Analise a concorrência

Depois de selecionada a melhor palavra-chave, abra uma janela anônima no Chrome (Ctrl + Shift + N) e busque o termo no YouTube. Após isso, você deverá analisar o título e descrição dos vídeos:

  • De maior relevância;
  • Com mais visualizações;
  • E de maior relevância “Este ano”;
  • Com mais visualizações “Este ano”.
Filtros do YouTube

E também busque no Google e veja quais serão os resultados para vídeo, mas provavelmente serão os mesmos:

Resultado para vídeos no Google

Assim, terá uma boa base para escrever a sua própria descrição de seu vídeo. Ao escrever o título mantenha entre 44 a 49 caracteres. Importante também a palavra-chave estar na primeira frase da descrição. Assim, se o seu vídeo for longo, pode inclusive criar um “índice” com os tempos em que cada assunto aparece no vídeo. Portanto, busque escrever ao menos 3 parágrafos.

não esqueça da CTA! Insira sempre o próximo passo que deseja que o consumidor tome, seja inserindo um link ou até só chamando para ver o próximo vídeo.

Use as tags corretas

Tags no TubeBuddy

Para esse passo você precisará do TubeBuddy ou outra extensão de sua preferência para YouTube, pois ao abrir os vídeos que separou acima, poderá analisar quais tags eles utilizaram. Inclusive, ao clicar em “Show Search Rankings”, será ressaltado as principais tags para ranqueamento. Lembrando que as tags ficam na seção “MAIS OPÇÕES” ao subir um vídeo.

Importante: utilize os termos separados para as tags na descrição do seu vídeo! Entretanto, não é só copiar e colar, escreva de forma que faça sentido e esteja respondendo às dores de sua persona.

Crie uma boa miniatura

Após analisar os vídeos que encontrou, veja também as miniaturas que utilizaram e não deixe de criar uma para seu vídeo. Sempre no tamanho ideal de 1280x720px e veja se é possível inserir a palavra-chave escolhida.

Arrume o título do arquivo antes de subir

Não salve seu vídeo como “trein-gads-v07”, use o mesmo termo pesquisado, exemplo: Treinamento Google Ads – [Nome da marca].

Insira legenda

Esse é um benefício não só para seus vídeos, mas como também para acessibilidade. Portanto, além de maior qualidade, você ganha em maior alcance. Entretanto, caso a demanda fique muito alta, use a própria ferramenta automática do YouTube para gerar.

Varie na duração dos vídeos

Segundo uma pesquisa da BRIGGSBY, vídeos em torno de 15min são mais propensos a ranquear melhor. Contudo, nunca esqueça de sua persona, se os seus consumidores só veem até 2min dos seus vídeos, esse não será o seu foco. Sendo assim, apenas realize testes.

Incentive o engajamento

Não é necessário forçar o discurso clichê de “Mas antes disso, curte, se inscreve no canal e ativa o sininho”, porém ao final do vídeo pode ressaltar que se gostaram do conteúdo “deixar um like”, comentar, compartilhar e se têm interesse em mais, se inscrever no canal. Entretanto, caso não se sinta a vontade para isso, pense em inserir animações ao longo do vídeo que incentivem essas ações.

Insira cards no final

Os cards no final do vídeo podem servir de ótimos CTA’s para assuntos relacionados. E isso você consegue inserir diretametente pelo Studio do YouTube.

Compartilhe!

Assim como toda boa estratégia de Inbound, espalhe seu vídeo em todos os canais de comunicação, WhatsApp, Facebook, LinkedIn, E-mail, blog (principalmente em “embed“), etc. Levando sempre em conta as preferências de sua persona.

Crie playlists

Sim, otimizar o seu canal também otimiza o SEO de seus vídeos. Sendo assim, organize em seu canal os vídeos por categorias, temas, assuntos ou autores.

Fatores que ranqueiam SEO para YouTube

Agora que já realizou todas as melhores práticas, caso ainda queira se aprofundar ainda mais conheça todos os fatores que influenciam o SEO para YouTube:

Fatores que influenciam o ranqueamento de SEO para YouTube

E aí, julga que faltou algo? Comenta aí! E caso esteja precisando revisar sua estratégia de Marketing, confira esse artigo aqui do portal que fala sobre o tema.

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