Insights do Sprout Social Index XVII
O Sprout Social Index é um relatório feito e divulgado pela Sprout Social. Sãos dados de mais de 1.000 consumidores e profissionais de marketing entrevistados. O Index analisa o crescimento de canais, branding e comportamento do consumidor em mais de 160 milhões de mensagens recebidas em 20.000 perfis de marcas e páginas de fãs. Nesse artigo iremos analisar as principais tendências e dados levantados do Sprout Social Index XVII feito agora em 2021.
Índice
Crescimento das redes sociais
O uso das redes sociais cresceram em média 71% em todas as gerações nos últimos 12 meses.
Redes mais utilizadas
O Facebook continua como a rede mais utilizada por consumidores, porém embora YouTube seja a segunda mais utilizada, é no Instagram que utilizam em segundo lugar para seguir marcas.
Já quais os profissionais de marketing e marcas usam para alcançá-los segue o mesmo padrão. Entretanto, há uma discrepância entre o uso do LinkedIn e Pinterest entre usuários e marcas.
O poder do feedback em tempo real das redes sociais
Os 3 principais motivos dos usuários seguirem uma marca nas redes sociais são relacionados a ver como os demais consumidores estão usando e dizendo sobre ela.
Já para os profissionais de marketing a transparência das redes sociais ajuda-os a ver o que os concorrentes estão fazendo de ruim ou diferente e assim fazer melhor ainda para suas próprias marcas.
Tipos de conteúdo
Em 2021 o vídeo finalmente ultrapassou as imagens como principal forma de conteúdo produzida. Assim, ressaltando a importância de planejar estratégias que contenham vídeos.
Do que é feita uma excelente marca
Segundo os consumidores boas marcas oferecem ótimo atendimento ao consumidor, sempre respondem às mensagens, comentário sendo transparentes quanto a melhorias e erros. Entretanto, o único ponto que muda essa percepção de excelência para profissionais de marketing é entenderem que uma marca única cria conteúdos marcantes.
Atendimento ao consumidor
Embora as marcas queiram emplacar cada vez mais chats e chatbots, as redes sociais continuam como preferida pelos consumidores entrarem em contato. E ainda, seguido ainda por email, e não chats.
E isso é reforçado pelo fato dos consumidores indicarem que dariam preferência a uma marca que seja mais responsiva no contato a um concorrente dela.
Próximos passos
Os insights das redes sociais informam desde o que seus concorrentes estão planejando até o que seus clientes desejam de sua marca. Portanto, profissionais de marketing, é a oportunidade de demonstrar como as redes influenciam positivamente todas as partes do negócio. Já que a vantagem competitiva de uma marca deve levá-las em conta.
Fica claro que se quiser ter sucesso com sua marca e se diferenciar dos concorrentes. Assim, o primeiro passo é dar toda a atenção necessário e interagir com cada contato feito em seus perfis sociais.