Ícone do site HBFS

7 passos para ter sucesso com o Inbound Marketing

7 passos para ter sucesso com o Inbound Marketing

A sua marca já está tendo sucesso com o Inbound Marketing? Ou é como muitas outras que conhece todos eles, acha uma estratégia ótima, mas não sabe como fechar o ciclo e receber o retorno do que foi investido?

O termo “Marketing de Conteúdo” já nem é mais tratado como algo novo e que as marcas devem explorar, já uma estratégia sólida com resultados comprovados. Um exemplo disso é o volume de notícias, materiais, cursos, entre outras coisas voltadas para a área. Entretanto, a grande questão é como efetivamente utilizá-lo? Bom, vamos começar pelo mais básico.

Definição de Marketing de Conteúdo

Ok, provavelmente se você está lendo este artigo já conhece esse conceito, porém vamos resumir de forma objetiva. O Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing) é o oposto do “tradicional” (Outbound Marketing), onde o conteúdo é invasivo e chega de forma “forçada” ao público. Sendo assim, são utilizados conteúdos úteisprestativos e interessantes sobre um problema que o público está enfrentando. Logo, ajudando e não vendendo diretamente. Tudo isso, ainda, pelos canais corretos. O foco está em ganhar a atenção e ajudar da maneira mais clara possível. A estratégia é, basicamente:

Enfim, para que tanto seus clientes como você tenha sucesso com o Inbound Marketing, segue uma lista de 7 passos para sua estratégia ficar completa.

Passo 1: Esteja completamente ciente de sua audiência

Conhecer para quem e por quê irá direcionar seus conteúdos são talvez uma das partes mais críticas da estratégia. Para saber seu público ideal e que conteúdo produzir, responda às perguntas:

Passo 2: Alinhe seus conteúdos com as etapas da jornada do cliente

Respondendo às perguntas anteriores, é necessário agora produzir um conteúdo para cada etapa que o cliente se encontra na jornada de compra. De forma geral, os estágios são:

Esses estágios lhe ajudarão a fornecer o conteúdo certo no momento certo. Discorra bem sobre cada um antes de começar a produzir.

Passo 3: Seja um profundo conhecedor das melhores palavras-chave

Elas te ajudarão na entrega de cada uma das etapas citadas acima. Já que, a cada estágio é uma diferente busca. As palavras ou frases-chave irão te ajudar a encontrar sobre quais tópicos escrever e o que deve ser destacado em seus conteúdos.

SEO é fundamental nesse passo, pois facilita que os visitantes se tornem leads, entregando um conteúdo preparado para o termo que buscaram.

Passo 4: Foque na produção de conteúdo

Você deve começar a pensar como um editor responsável por conteúdos de alta qualidade. Sempre mantendo a relevânciainteressantes úteis para o público que definiu. É só pensar que seu conteúdo deve deixar claro porque o consumidor confiaria em você para solução que ele busca. Assim, não só sua marca desenvolve autoridade, como também fica mais pessoal e próxima do público.

Passo 5: Seja metódico

Como afirmei no início dessa conversa, o Marketing de Conteúdo é um ciclo. Logo, esteja pronto para completá-lo do começo ao fim, sem pular nenhum processo. E antes de tudo planeje cada etapa. Não é necessário um plano anual ou semestral para começar, pois, quanto mais rápido testar e aprender com as falhas, mais conseguirá escalar os processos futuramente.

Passo 6: Analise tudo

Um dos melhores benefícios do Marketing de Conteúdo é a quantidade de dados que pode se obter, facilmente rastreados digitalmente e utilizados para demonstrar o que está ou não funcionando no seu plano. Analise constantemente a performance de suas campanhas, no mínimo semanalmente. E, principalmente, não fique ressentido de parar imediatamente o que não está trazendo resultados.

Passo 7: Tenha paciência para ter sucesso com o Inbound Marketing

Há uma grande diferença entre parar imediatamente o que não traz resultados e esperar resultados imediatos. O Marketing de Conteúdo não traz resultados do dia para noite, porém a longo prazo é o melhor investimento que poderá fazer. E esse é o fato que acaba fazendo muitos abandonarem o planejamento inicial e não fechar o ciclo, logo, não trazendo resultados.

Espero que tenha conseguido ajudar a entender melhor os passos para ter sucesso com o Inbound Marketing. Foram dicas mais gerais, pois cada um deles exige ainda mais outros passos. Porém, isso já é para os próximos capítulos. Boa sorte com seu planejamento e até mais!