A sua marca já está tendo sucesso com o Inbound Marketing? Ou é como muitas outras que conhece todos eles, acha uma estratégia ótima, mas não sabe como fechar o ciclo e receber o retorno do que foi investido?
O termo “Marketing de Conteúdo” já nem é mais tratado como algo novo e que as marcas devem explorar, já uma estratégia sólida com resultados comprovados. Um exemplo disso é o volume de notícias, materiais, cursos, entre outras coisas voltadas para a área. Entretanto, a grande questão é como efetivamente utilizá-lo? Bom, vamos começar pelo mais básico.
Índice
- 1 Definição de Marketing de Conteúdo
- 2 Passo 1: Esteja completamente ciente de sua audiência
- 3 Passo 2: Alinhe seus conteúdos com as etapas da jornada do cliente
- 4 Passo 3: Seja um profundo conhecedor das melhores palavras-chave
- 5 Passo 4: Foque na produção de conteúdo
- 6 Passo 5: Seja metódico
- 7 Passo 6: Analise tudo
- 8 Passo 7: Tenha paciência para ter sucesso com o Inbound Marketing
Definição de Marketing de Conteúdo
Ok, provavelmente se você está lendo este artigo já conhece esse conceito, porém vamos resumir de forma objetiva. O Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing) é o oposto do “tradicional” (Outbound Marketing), onde o conteúdo é invasivo e chega de forma “forçada” ao público. Sendo assim, são utilizados conteúdos úteis, prestativos e interessantes sobre um problema que o público está enfrentando. Logo, ajudando e não vendendo diretamente. Tudo isso, ainda, pelos canais corretos. O foco está em ganhar a atenção e ajudar da maneira mais clara possível. A estratégia é, basicamente:
- Adquirir contatos que estão interessados em sua solução (leads);
- Depois para consumidores prontos para a compra (leads qualificados);
- E, após a compra, em propagadores ou fãs.
Enfim, para que tanto seus clientes como você tenha sucesso com o Inbound Marketing, segue uma lista de 7 passos para sua estratégia ficar completa.
Passo 1: Esteja completamente ciente de sua audiência
Conhecer para quem e por quê irá direcionar seus conteúdos são talvez uma das partes mais críticas da estratégia. Para saber seu público ideal e que conteúdo produzir, responda às perguntas:
- Quais áreas de seu negócio deseja que aumentem?
- Quem são os envolvidos que fazem esse crescimento acontecer?
- Quais são as características em comum dos clientes?
- Sobre o que eles querem saber?
- Quais são os desafios ou frustrações que estão enfrentando?
- Quais são suas metas ou objetivos?
- O que eles compartilham?
- Em quais canais adquirem informações?
Passo 2: Alinhe seus conteúdos com as etapas da jornada do cliente
Respondendo às perguntas anteriores, é necessário agora produzir um conteúdo para cada etapa que o cliente se encontra na jornada de compra. De forma geral, os estágios são:
- Reconhecimento: é quando o cliente está passando por ou prevendo um problema, ou oportunidade. Aqui, você deve conhecer onde é o principal canal que seu público irá buscar uma solução.
- Consideração: é quando o cliente já sabe qual dor sente e começa a avaliar as soluções. Aqui, não se deve ainda apresentar o seu negócio e sim apenas a solução para a dor dele.
- Decisão: é quando o cliente começa a decidir de quem irá comprar. Aqui, você deve apresentar o seu negócio voltado para o produto ou serviço que é mais indicado ao cliente e mostrá-lo por quê deveria comprar de você.
- Propagação: é quando o cliente gostou tanto da solução que começa a compartilhar com os outros. Aqui, o mais importante é focar no pós venda e encorajá-lo a adquirir novamente. Lembre-se: reter um cliente é mais barato do que conquistar um novo.
Esses estágios lhe ajudarão a fornecer o conteúdo certo no momento certo. Discorra bem sobre cada um antes de começar a produzir.
Passo 3: Seja um profundo conhecedor das melhores palavras-chave
Elas te ajudarão na entrega de cada uma das etapas citadas acima. Já que, a cada estágio é uma diferente busca. As palavras ou frases-chave irão te ajudar a encontrar sobre quais tópicos escrever e o que deve ser destacado em seus conteúdos.
O SEO é fundamental nesse passo, pois facilita que os visitantes se tornem leads, entregando um conteúdo preparado para o termo que buscaram.
Passo 4: Foque na produção de conteúdo
Você deve começar a pensar como um editor responsável por conteúdos de alta qualidade. Sempre mantendo a relevância, interessantes e úteis para o público que definiu. É só pensar que seu conteúdo deve deixar claro porque o consumidor confiaria em você para solução que ele busca. Assim, não só sua marca desenvolve autoridade, como também fica mais pessoal e próxima do público.
Passo 5: Seja metódico
Como afirmei no início dessa conversa, o Marketing de Conteúdo é um ciclo. Logo, esteja pronto para completá-lo do começo ao fim, sem pular nenhum processo. E antes de tudo planeje cada etapa. Não é necessário um plano anual ou semestral para começar, pois, quanto mais rápido testar e aprender com as falhas, mais conseguirá escalar os processos futuramente.
Passo 6: Analise tudo
Um dos melhores benefícios do Marketing de Conteúdo é a quantidade de dados que pode se obter, facilmente rastreados digitalmente e utilizados para demonstrar o que está ou não funcionando no seu plano. Analise constantemente a performance de suas campanhas, no mínimo semanalmente. E, principalmente, não fique ressentido de parar imediatamente o que não está trazendo resultados.
Passo 7: Tenha paciência para ter sucesso com o Inbound Marketing
Há uma grande diferença entre parar imediatamente o que não traz resultados e esperar resultados imediatos. O Marketing de Conteúdo não traz resultados do dia para noite, porém a longo prazo é o melhor investimento que poderá fazer. E esse é o fato que acaba fazendo muitos abandonarem o planejamento inicial e não fechar o ciclo, logo, não trazendo resultados.
Espero que tenha conseguido ajudar a entender melhor os passos para ter sucesso com o Inbound Marketing. Foram dicas mais gerais, pois cada um deles exige ainda mais outros passos. Porém, isso já é para os próximos capítulos. Boa sorte com seu planejamento e até mais!