Tendências de Marketing para 2021
Anualmente a HubSpot lança o Relatório de Estado de Marketing com as principais tendências de Marketing e dicas de como tirar proveito delas. No total, são dados de mais de 1.500 profissionais de marketing em todo o mundo combinados com estratégias + práticas recomendadas para você ter sucesso no marketing.
Para que não tenha que ler o relatório completo, separei aqui os principais destaques para revisar suas estratégias e mantê-las atualizadas.
Índice
- 1 Principais estratégias de Marketing sendo utilizadas
- 2 Principais objetivos de Marketing para os próximos 12 meses
- 3 Principais canais sendo utilizados nas estratégias de Marketing
- 4 Divisão do orçamento de Marketing
- 5 Foco no Marketing de Conteúdo como uma das principais tendências de Marketing
- 6 Redes sociais mais utilizadas
- 7 O constante problema da capacidade de análise de resultados
- 8 Média de emails enviados por semana
- 9 Tendências de Marketing para Pesquisas de Mercado e com Clientes
- 10 Média de duração de vídeos
- 11 E por fim, orçamento
Principais estratégias de Marketing sendo utilizadas
O uso das redes sociais se mantém como estratégia predominante, mas é interessante ver o ABM (caso não saiba o que é, detalhamos nesse artigo aqui) crescer forte junto às estratégias de Inbound (SEO e Content Creation).
Principais objetivos de Marketing para os próximos 12 meses
A geração de mais leads continua disparada como o principal objetivo. Contudo, a maior preocupação em manter e encantar o cliente teve um alto crescimento. Já os principais KPIs sendo mensurados são:
- Conhecimento da marca (Brand Awereness)
- Aumento do número de vendas
- Aumento do engajamento
- Geração de leads
- Aumento da receita
Em minha opinião, o conhecimento de marca ocupar o primeiro lugar em KPIs reflete a falta de habilidade e capacidade das marcas analisarem os demais com eficiência, já que é o mais subjetivo dos demais.
Principais canais sendo utilizados nas estratégias de Marketing
Seguindo as o padrão de principais estratégias sendo utilizadas, as redes sociais se mantém no topo devido a sua facilidade e simplicidade em começar uma página, criar conteúdo e se relacionar com o público. Assim, refletindo também muito o crescimento de creators e influencers como uma das principais tendências de marketing para 2021. Já que em 2020, o site era o canal nº 1 usado em marketing – neste ano, as mídias sociais são o principal canal.
Divisão do orçamento de Marketing
Atualmente o orçamento é comumente dividido em:
- 27% para anúncios (mídia paga);
- 26% para ferramentas (CRM, automação, etc);
- 26% para produção de conteúdo; e
- 17% para equipe interna.
Foco no Marketing de Conteúdo como uma das principais tendências de Marketing
O vídeo se mantém no topo em seu segundo ano seguido como principal formato sendo utilizado. No entanto, ter um Blog segue firme como estratégia eficaz.
Vendas, tráfego e engajamento são as principais métricas sendo analisadas para medir a eficácia dos conteúdos sendo produzidos.
Como é analisado o retorno sobre o investimento em SEO
Ranqueamento de palavras-chave, tráfego orgânico e tempo na página são os principais KPIs de SEO. Assim como, o interessante foi que 75% dos entrevistados julgam que suas táticas de SEO são “extremamente” ou “muito eficazes” para ajudá-los a atingir seus objetivos de marketing.
Redes sociais mais utilizadas
E o Instagram passou o Facebook como principal canal sendo utilizado, mas o interessante também é ver que o Twitter continua mais forte que o YouTube, embora este esteja já o alcançando e provavelmente ultrapassará.
No entanto, é interessante ver que a percepção é que o maior retorno sobre o investimento é pelo Facebook disparado:
O constante problema da capacidade de análise de resultados
É impressionante ver que apenas 72% dos entrevistados analisam ou possuem uma ferramenta de análise de resultados. E incrivelmente apenas 53% realmente utilizam os dados para montar relatórios personalizados (não só olhar os prontos das ferramentas) a fim de tomarem melhores decisões.
Portanto, esse cenário acarreta em apenas 37% das lideranças se sentirem suficientemente confiantes em tomar decisões com base nos relatórios:
Média de emails enviados por semana
O padrão de 1 a 2 emails por semana se mantém como o mais utilizado, porém é interessante ver mais marcas enviando de 3 a 5. Refletindo assim tempos de pandemia, onde houve uma hiper-digitalização. Na qual 77% das empresas viram mais engajamento com marketing por email nos últimos 12 meses.
Tendências de Marketing para Pesquisas de Mercado e com Clientes
Por um lado bom, é gratificante ver que quase todas as empresas pesquisadas (91%) usam o feedback do cliente para tomar decisões. E, não só isso como:
- 83% dos profissionais de marketing estão conduzindo pesquisas de mercado.
- 88% das empresas estão usando pesquisas de mercado para tomar decisões de negócios.
- 67% dos profissionais de marketing planejam aumentar os gastos com pesquisa de mercado no próximo ano.
No entanto, o NPS deveria ser mais utilizado devido sua simplicidade e praticidade.
Média de duração de vídeos
A grande maioria dos vídeos continuam com o formato curtíssimo de menos de 1 minuto. Contudo, é interessante ver como ao longo da pandemia os média duração (15 a 30 minutos) foram popularizados e tiveram um crescimento expressivo.
Entretanto, é possível ver que quanto maior o vídeo, menor o engajamento, mas o importante é sempre testar o que funcionar melhor para sua marca.
E por fim, orçamento
Sempre que a diretoria for contra, mostre que 63% das marcas aumentaram o investimento em Marketing em 2021. Essa sim, é a principal das tendências de Marketing. 2020 veio para mostrar também que quem havia previamente investido em comunicação, principalmente online, é quem menos sentiu os efeitos.
Entretanto, caso você precis de uma base para começar a planejar melhor seu orçamento, confira nossa calculadora de orçamento, é “de grátis”. E aí, ficou alguma tendência de fora? Comente qual foi!