Plano de marketing: passo a passo de como criar um do zero

Plano de Marketing Passo 1 Sobre a Empresa

Aprenda o passo a passo de um Plano de Marketing eficiente para guiar seu negócio. Esse é o primeiro artigo de uma sequência de passos simples para você montar o seu.

Você acabou de ser contratado para a equipe de marketing de uma empresa que está pronta para ser lançada no mercado e bateu aquela insegurança: por onde começar?

Ou você domina os processos, mas não consegue enxergar a estratégia na totalidade, ou ter em mente um passo a passo para guiar os caminhos…

Essa situação é mais comum que você imagina, mas com organização e as informações certas, é possível construir um plano de marketing eficiente, e deixar a equipe segura para colocá-lo em prática.

Fundamental mesmo é reunir as coordenadas básicas para colocar o barco na água, começar e ir aprendendo com a jornada.

Mas esse plano também pode ser usado para revisar sua estratégia de marketing, afinal, a ideia aqui é explicar quais dados são importantes e como usá-los em sua estratégia para vender mais, se esse for seu objetivo.

Começando um Plano de Marketing do 0

Vamos portanto começar reunindo as informações essenciais de sua empresa.

Quando esta informação é fixada, torna os próximos passos da trilha mais certeiros (e vamos combinar) ninguém quer perder tempo e energia fazendo a trilha sem o caminho definido, ou pelo menos, indicado.

1. Sobre a empresa

Comece colocando no papel as informações mais básicas do negócio. Responda:

  • Sua empresa se localiza onde? Quais as características do país/estado/cidade?
  • Porque este local?
  • Existem outros escritórios em diferentes locais? Quais são?

Exemplo: [nome da empresa] é uma empresa sediada em [local] com escritórios em [locais]. A missão da empresa é [declaração de missão].

Por que isso é importante para o Plano de Marketing (ou como essas informações serão uteis)?

Entender quais culturas, regras e mercado se conectam com sua localidade, especialmente se a escolha é para se aproximar do público local, portanto é importante para direcionar a linguagem e peculiaridades de seu público.

O mesmo vale para o ecossistema de outros endereços, legislação e estratégia vinculada ao local escolhido, e entendimento do tamanho e infraestrutura de se negócio para situar seu futuro cliente sobre o suporte da empresa.

2. Missão

A missão é o motivo da existência da empresa, ou, porque ela foi criada. É a razão de ser da empresa, é a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil.

Ela é uma guia para a tomada de decisão dos gestores, que devem avaliar se estas escolhas correspondem com a missão da empresa.

Responda: Por que você ou seu negócio faz o que faz? Qual o propósito?

Exemplos:

Google

É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

Avon

Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.

Fiat

Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

3. Visão

O papel da visão do negócio é definir onde ele quer estar, que objetivos quer alcançar em determinado período de tempo.

Quanto mais definida, melhor para ser alcançada. Para que se perceba a necessidade de ajustes na estratégia.

Várias empresas usam o modelo SMART para esta etapa. SMART, termo em inglês que significa definir metas Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais.

Responda: O que você pretende transformar ou mobilizar no mundo à volta, graças ao seu negócio?

Exemplo:

Arcor

Ser a empresa n.º 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.

4. Valores

São crenças e comportamentos que dão a cara para a empresa, incluindo o papel de cada membro da equipe, desde a abordagem do cliente, até atitudes internas com os colegas de trabalho, assim como todo o ambiente e integrantes diretos ou indiretos da equipe (fornecedores, clientes, stakeholders, etc.)

Assim, quanto mais transparentes, incorporados por todos os setores e hierarquias, e compreensíveis forem, maiores as chances de serem aplicados.

Responda: O que impulsiona fazer o que fazem? Por que confiam na marca?

Exemplos:

  • Satisfação do cliente: Interno e externo, a razão de nossa existência e evolução.
  • Valorização e respeito às pessoas: nosso maior diferencial e realizador de nossa empresa.
  • Responsabilidade social: como parte de nosso papel para conquistar uma sociedade mais equânime.

Por que isso é importante para o Plano de Marketing (ou como essas informações serão uteis)?

A definição de Missão, Visão e Valores é essencial para orientar sobre a melhor jornada a ser seguida, assim como também apoia o planejamento de objetivos a serem alcançados e na avaliação de resultados.

Os valores da organização são importantes por que:

  • Ajudam os colaboradores a trabalhar para um propósito: assim, organizações que definem e seguem valores organizacionais engajam mais seu time do que não possuem.
  • Auxilia as organizações a definir padrões: já que, definindo normas e padrões, os objetivos definidos por esses valores devem ser incorporados por todos.  
  • Facilitam na atração do cliente e colaborador certo: pois clientes tendem a escolher as organizações que ele se identifique, e o mesmo vale para futuros colaboradores.

5. Equipe de marketing

[Nome] é [cargo]. Ele(a) fará [breve descrição do cargo com suas metas e atividades].

Pedro Hernandes é Fundador da HBFS, ele tem como meta gerenciar a marca na totalidade e crescer a empresa 10% mês a mês. Sendo responsável por toda a estratégia e execução.

Por que isso é importante para o Plano de Marketing (ou como essas informações serão uteis)?

Quanto mais nítido é o papel, funções e metas de cada membro, mais fácil fica alcançar objetivos, saber a quem eles pertencem, assim como desenvolvem seus processos para toda a empresa, clientes e fornecedores.

6. Análise SWOT

(aquela que todo munda sabe o que é, mas quase ninguém usa)

Super popular e útil para entender o ambiente em que a empresa está inserida e assim criar a base de informações necessárias para planejar o futuro.

Exemplo: Como equipe de marketing da [nome da empresa], queremos ajudar a marca a se inclinar para o que faz bem, melhorar o que não faz, capitalizar sobre o que pode fazer e se defender contra o que pode desafiá-la. Com isso em mente, aqui está nossa análise SWOT para [o ano atual].

  • Forças: No que somos bons, o que está funcionando e que nossos clientes gostam em nós.
  • Fraquezas: O que queremos consertar, ou aquilo em que queremos nos tornar mais eficientes.
  • Oportunidades: O que a indústria pode querer em breve, aquilo em que pensamos que seremos bons ou qual será o nosso diferencial.
  • Ameaças: O que pensamos pode atrapalhar nosso crescimento, o que / quem julgamos que poderia levar nossos clientes.

Por que isso é importante para o Plano de Marketing (ou como essas informações serão uteis)?

Para criar um bom planejamento Estratégico, e operacional, é essencial que a companhia se conheça e saiba quais são suas principais forças e fraquezas, assim como entenda muito bem o contexto em que está se posicionando, identificando as oportunidades e ameaças do cenário econômico que pertence.

7. Direcionamento estratégico

Com base na análise SWOT, missão, visão e valores, além dos objetivos, defina como a empresa quer ser percebida, quais motivações do cliente, do colaborador e do mercado, para que as metas da empresa sejam definidas e alcançadas.

Perspectiva do cliente

Como os seus potenciais clientes e clientes devem perceber a sua empresa?

Perspectiva interna

O que você apresenta para sua equipe interna e o que a motiva a trabalhar?

Perspectiva do mercado

O que diferencia suas ofertas e faz você se destacar na sua indústria?

Por que isso é importante (ou como essas informações serão uteis)?

Para, no plano de marketing, definir estratégias que mostrem os diferencias, valores e como a empresa quer ser percebida e considerada na descoberta, na percepção de valor e na decisão do cliente e do mercado, bem como na expectativa e motivação de seus colaboradores.

E depois, qual o próximo passo de um Plano de Marketing?

Com essas preciosas informações em mãos, sua equipe começa a trilhar um caminho mais definido para uma boa estratégia.

No próximo artigo, vamos detalhar o segundo tópico, o branding guide ou manual de marca, um documento que vai reunir as informações básicas de padronização e orientações para o uso no branding da empresa, como o tom de voz da marca e personalidade, além da aplicação gráfica em campanhas.

Enquanto isso, comece preenchendo as informações sugeridas até aqui, e criando a primeira etapa de seu plano de marketing.

Divida sua experiência! Conte para gente como foi o processo, se surgiram dúvidas e se encontrou dificuldades para completar essa fase.

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