Tendências de Marketing para 2021

Tendências de Marketing para 2021

Anualmente a HubSpot lança o Relatório de Estado de Marketing com as principais tendências de Marketing e dicas de como tirar proveito delas. No total, são dados de mais de 1.500 profissionais de marketing em todo o mundo combinados com estratégias + práticas recomendadas para você ter sucesso no marketing.

Para que não tenha que ler o relatório completo, separei aqui os principais destaques para revisar suas estratégias e mantê-las atualizadas.

Principais estratégias de Marketing sendo utilizadas

O uso das redes sociais se mantém como estratégia predominante, mas é interessante ver o ABM (caso não saiba o que é, detalhamos nesse artigo aqui) crescer forte junto às estratégias de Inbound (SEO e Content Creation).

Principais estratégias de Marketing sendo utilizadas

Principais objetivos de Marketing para os próximos 12 meses

Principais objetivos de Marketing para os próximos 12 meses

A geração de mais leads continua disparada como o principal objetivo. Contudo, a maior preocupação em manter e encantar o cliente teve um alto crescimento. Já os principais KPIs sendo mensurados são:

  1. Conhecimento da marca (Brand Awereness)
  2. Aumento do número de vendas
  3. Aumento do engajamento
  4. Geração de leads
  5. Aumento da receita

Em minha opinião, o conhecimento de marca ocupar o primeiro lugar em KPIs reflete a falta de habilidade e capacidade das marcas analisarem os demais com eficiência, já que é o mais subjetivo dos demais.

Principais canais sendo utilizados nas estratégias de Marketing

Seguindo as o padrão de principais estratégias sendo utilizadas, as redes sociais se mantém no topo devido a sua facilidade e simplicidade em começar uma página, criar conteúdo e se relacionar com o público. Assim, refletindo também muito o crescimento de creators e influencers como uma das principais tendências de marketing para 2021. Já que em 2020, o site era o canal nº 1 usado em marketing – neste ano, as mídias sociais são o principal canal.

Principais canais sendo utilizados nas estratégias de Marketing

Divisão do orçamento de Marketing

Divisão do orçamento de Marketing

Atualmente o orçamento é comumente dividido em:

  • 27% para anúncios (mídia paga);
  • 26% para ferramentas (CRM, automação, etc);
  • 26% para produção de conteúdo; e
  • 17% para equipe interna.

Foco no Marketing de Conteúdo como uma das principais tendências de Marketing

O vídeo se mantém no topo em seu segundo ano seguido como principal formato sendo utilizado. No entanto, ter um Blog segue firme como estratégia eficaz.

O vídeo se mantém no topo em seu segundo ano seguido como principal formato sendo utilizado, porém, ter um Blog segue firme como estratégia eficaz.

Vendas, tráfego e engajamento são as principais métricas sendo analisadas para medir a eficácia dos conteúdos sendo produzidos.

Vendas, tráfego e engajamento são as principais métricas sendo analisadas para medir a eficácia dos conteúdos sendo produzidos.

Como é analisado o retorno sobre o investimento em SEO

Ranqueamento de palavras-chave, tráfego orgânico e tempo na página são os principais KPIs de SEO. Assim como, o interessante foi que 75% dos entrevistados julgam que suas táticas de SEO são “extremamente” ou “muito eficazes” para ajudá-los a atingir seus objetivos de marketing.

Redes sociais mais utilizadas

E o Instagram passou o Facebook como principal canal sendo utilizado, mas o interessante também é ver que o Twitter continua mais forte que o YouTube, embora este esteja já o alcançando e provavelmente ultrapassará.

No entanto, é interessante ver que a percepção é que o maior retorno sobre o investimento é pelo Facebook disparado:

O constante problema da capacidade de análise de resultados

É impressionante ver que apenas 72% dos entrevistados analisam ou possuem uma ferramenta de análise de resultados.

É impressionante ver que apenas 72% dos entrevistados analisam ou possuem uma ferramenta de análise de resultados. E incrivelmente apenas 53% realmente utilizam os dados para montar relatórios personalizados (não só olhar os prontos das ferramentas) a fim de tomarem melhores decisões.

Apenas 37% das lideranças se sentirem suficientemente confiantes em tomar decisões com base nos relatórios.

Portanto, esse cenário acarreta em apenas 37% das lideranças se sentirem suficientemente confiantes em tomar decisões com base nos relatórios:

Média de emails enviados por semana

Média de emails enviados por semana

O padrão de 1 a 2 emails por semana se mantém como o mais utilizado, porém é interessante ver mais marcas enviando de 3 a 5. Refletindo assim tempos de pandemia, onde houve uma hiper-digitalização. Na qual 77% das empresas viram mais engajamento com marketing por email nos últimos 12 meses.

Tendências de Marketing para Pesquisas de Mercado e com Clientes

Tendências de Marketing para Pesquisas de Mercado e com Clientes

Por um lado bom, é gratificante ver que quase todas as empresas pesquisadas (91%) usam o feedback do cliente para tomar decisões. E, não só isso como:

  • 83% dos profissionais de marketing estão conduzindo pesquisas de mercado.
  • 88% das empresas estão usando pesquisas de mercado para tomar decisões de negócios.
  • 67% dos profissionais de marketing planejam aumentar os gastos com pesquisa de mercado no próximo ano.

No entanto, o NPS deveria ser mais utilizado devido sua simplicidade e praticidade.

Média de duração de vídeos

A grande maioria dos vídeos continuam com o formato curtíssimo de menos de 1 minuto. Contudo, é interessante ver como ao longo da pandemia os média duração (15 a 30 minutos) foram popularizados e tiveram um crescimento expressivo.

Uploads de vídeo por duração ao longo do tempo

Entretanto, é possível ver que quanto maior o vídeo, menor o engajamento, mas o importante é sempre testar o que funcionar melhor para sua marca.

Comparativos de mercado de engajamento por duração do vídeo (em minutos)

E por fim, orçamento

Sempre que a diretoria for contra, mostre que 63% das marcas aumentaram o investimento em Marketing em 2021. Essa sim, é a principal das tendências de Marketing. 2020 veio para mostrar também que quem havia previamente investido em comunicação, principalmente online, é quem menos sentiu os efeitos.

Entretanto, caso você precis de uma base para começar a planejar melhor seu orçamento, confira nossa calculadora de orçamento, é “de grátis”. E aí, ficou alguma tendência de fora? Comente qual foi!

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