7 erros de marketing comuns de uma estratégia de conteúdo

7 erros de marketing comuns de uma estratégia de conteúdo

Atualmente cada vez mais empresas estão aderindo ao Inbound, porém deixando de lado aspectos fundamentais na hora de montar a estratégia e criando vários erros de marketing.

A principal causa? A falta de uma estratégia fundamentada e planejada, o que ocasiona falhas na conexão entre uma tática e outra. E o resultado é sempre o mesmo, falta de resultado. Portanto, seguem dicas de onde procurar por falhas para surpreender com os resultados!

1. Você não está contando nada de interessante

Se seu público não está lembrando do que compartilhou, você só é mais um outdoor tentando chamar atenção no meio de muitos. E caso não revise sua redação, o conteúdo pode acabar ficando caro.

Como se diferenciar em meio a concorrência? Saiba quem são suas personas e as dores delas, ou seja, quais são as soluções que buscam. Eduque seu público sobre suas soluções e mostre que não podem viver sem elas! Contar a história certa, no momento certo, para a pessoa certa é o pilar do Marketing de Conteúdo.

2. Seu conteúdo não reflete a missão de sua empresa

Se a missão de sua empresa não é empolgante, provavelmente as histórias que ela contará também não serão. Crie algo diferente, fácil de se entender e compartilhar; algo em que seus clientes reconheçam como viável. E mais, depois da Missão da empresa, crie uma para cada solução. Assim o seu conteúdo seguirá uma linha e será mais fácil de planejar uma estratégia conexa.

3. Suas táticas estão desconexas

Renovar o layout de seu site é interessante. Renovar o layout sem pensar em SEO, já não faz sentido nenhum. O mesmo vale para implementar SEO sem um layout que converta. Portanto, planeje a próxima etapa antes de implementar uma tática até se tornar um ciclo.

4. Você não consegue medir a performance com precisão

Uma das premissas do Marketing de Conteúdo é a capacidade analítica, como o fluxo dos leads, taxas de conversão e crescimento de novos clientes. Porém, caso não documente os dados e analise os relatórios, dificilmente conseguirá prever tendências. Não fique apenas nos “achismos” de que algo está bom ou ruim, baseie-se em dados!

Inclusive, altos e baixos bruscos na aquisição de leads mensal significa que suas táticas estão desconexas ou que está investindo em algo errado. A solução é otimizar todas as táticas todos os meses e não apenas as novas que irá implementar. Assim, criará um processo repetível, escalável e previsível.

5. Você não consegue conciliar seus conteúdos com a jornada do seu cliente

A falta de um mapeamento do conteúdo, torna essa conciliação ainda mais difícil. Por exemplo, você já sabe qual a oferta final para seus leads qualificados? Se sim, já confirmou com a equipe de vendas se ela faz sentido? Uma ótima forma de validar os conteúdos é com os conhecimentos da equipe de vendas. Tente simplificar o máximo as etapas, para que os leads não fiquem presos num ciclo de conteúdos.

6. Você está se desgastando com os erros de marketing

Marketing de Conteúdo não é uma tarefa simples. Mesmo com toda automação, ainda é necessário redigir, analisar, otimizar, programar e várias, e várias reuniões. Logo, toma tempo e, muito, esforço.

Portanto, é crítico analisar o que é mais eficiente, ou seja, o que resulta mais realizando menos. Não basta analisar apenas o conteúdo, e sim todo o esforço que é necessário para chegar nele. O mapeamento das atividades, torna claro, por exemplo, se é melhor para sua empresa criar um ebook novo ou apenas compartilhar um antigo.

7. Você não sente o “efeito exponencial”

E o que é esse efeito? É quando, aqueles que já praticam Marketing de Conteúdo há algum tempo, vêm os gráficos dos relatórios no formato tsunami crescerem exponencialmente. Se é novo ainda nessa estratégia, saiba que os resultados com conteúdo toma tempo. Tudo depende de suas táticas, investimento e setor da empresa. E isso causa com que muitos desistam no momento em que o efeito aconteceria.

No começo, os números realmente não serão animadores, porém revisando os pontos discutidos aqui os números começaram a se destacar. Assim, começará a sentir o impacto gradualmente e, eventualmente, o efeito esperado. Entretanto, sem uma estratégia documentada e planejada, é impossível bater as metas esperadas e acabará tendo trabalho em dobro.

Checklist basica de erros de marketing

Faça um teste simples para saber como anda sua estratégia de conteúdo, abra o seu site e responda às seguintes perguntas:

  • Está claro o que sua empresa oferece?
  • O usuário consegue ter uma ideia inicial da solução em até 10 segundos?
  • A sua página conta uma história?
  • Seu conteúdo parece ou soa diferente da concorrência?

Se não for “sim” para todas as perguntas, revise as dicas apontadas aqui. E lembre sempre de compartilhar essa revisão com toda a equipe para ter sucesso com o Marketing de Conteúdo!

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