Orçamento de Marketing: quanto investir em Marketing?

Orçamento de Marketing: quanto investir em Marketing?

Precisa traçar seu plano, mas não tem tempo para ler o estudo completo (TL;DR)? Sem problemas, o seu orçamento de Marketing deve seguir as premissas:

  • 10,27% das receitas / faturamento;
  • Ou 11,30% do orçamento previsto para investimentos;
  • Onde 45% deve corresponder ao Marketing Digital;
  • Desse, 11,50% para redes sociais;
  • E do total, 4,7% para treinamento da equipe.

Para chegar nos números acima estudei diversas fontes das marcas mais reconhecidas no assunto, assim como pode ser visto abaixo.

O orçamento de Marketing segundo a CMO Survey

pesquisa mais recente da CMO Survey indica que deve garantir 9,8% do faturamento para marketing. Sendo que marcas B2C geralmente dedicam 15,6% e as B2B 8,6%.

Porém, caso sua marca já tenha definido um orçamento anual para investimento, na totalidade, o percentual destinado ao marketing deverá ser 11,30%.

A parte digital / online do orçamento é cerca de 45% desse orçamento. Já os investimentos em publicidade em redes sociais continuarão a crescer, com uma taxa de crescimento anual de 17%. Atingindo assim 11,50% do orçamento total do Marketing.

Outro ponto interessante da pesquisa é mostrar que as marcas estão dedicando 4,70% do orçamento para treinamento da equipe.

Orçamento segundo a Gartner

pesquisa anual de gastos de CMOs da Gartner mostra números semelhantes, portanto com orçamentos de marketing sendo 10,5% da receita das marcas.

Quase dois terços (61%) dos CMOs esperam que os orçamentos aumentem em 2020.

CMO Spend Survey 2019–2020

Já outro dado interessante da mesma pesquisa, como mostrado abaixo, indicando assim que o orçamento é dividido basicamente em 4 grandes categorias:

  • Agências: 22%;
  • Tecnologias para Marketing (plataformas): 26%;
  • Mídia paga (anúncios): 26%;
  • Equipe: 25%.
Alocações de orçamento de marketing por recursos

E ainda indica que as marcas devem alocar 45% de seu orçamento para Marketing Digital.

Orçamento segundo agências de marketing

Segundo a Hook Agency, 48% as marcas estão gastando de 4 a 10% de sua receita em marketing. Sendo que 55% desse orçamento deve ser dedicado ao marketing digital. As marcas geralmente gastam 35% de seu orçamento de marketing em campanhas digitais e isso não é suficiente.

Já a Brafton, afirma que a porcentagem média que as marcas investem em marketing é de 11,20% do faturamento.

Single Grain aponta que as pequenas empresas investem 2,5% e as empresas de médio porte e maiores optam por 10,5% do seu orçamento anual.

Valores bem próximos à recomendação da BRAVE AGENCY para que você baseie o valor inicial de 12,50% da sua receita anual para o orçamento de marketing. E da Etched Marketing, que diz que o ideal é 10% das receitas.

Orçamento segundo instituições públicas

Small Business Administration recomenda investir de 6,5% de sua receita em marketing e publicidade. E de acordo com um estudo da BDC, as marcas B2B investem 3,5% de suas receitas em marketing.

Quanto então devo investir em marketing?

Portanto, utilizando a média das premissas acima, você deve basear seu planejamento nos números:

  • 10,27% das receitas / faturamento;
  • Ou 11,30% do orçamento previsto para investimentos;
  • Onde 45% deve corresponder ao Marketing Digital;
  • 11,50% para redes sociais;
  • E 4,7% para treinamento da equipe.

Caso ainda tenha dúvidas ou queira saber como dividir esse orçamento, clique aqui na Calculadora de Orçamento de Marketing que preparei para que tenha uma base para seu planejamento.

E sua marca, quanto está investindo em Marketing?

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